ANÁLISE DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS PELA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE RONDÔNIA SOBRE A FORMAÇÃO DE CARTEL DOS FRIGORÍFICOS NO ESTADO

Autores

  • Otacílio Moreira de Carvalho Costa Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Charles Parceles Alencar Cáseres Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Erasmo Moreira de Carvalho Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Victor Hugo Dourado Monteiro Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Tiago de Oliveira Loiola Fundação Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v7i1.4149

Palavras-chave:

Defesa da Concorrência. Paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho. Cartel. Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência. Comissão Parlamentar de Inquérito.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo verificar se os trabalhos desenvolvidos pela CPI dos Frigoríficos em Rondônia, conduzidos pela Assembleia Legislativa estão em consonância com os métodos comumente adotados pelos órgãos do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência – SBDC e com a legislação de defesa da concorrência em vigor no Brasil. Um mercado em livre concorrência é preferível a mercados concentrados, por proporcionar aumento do bem-estar dos consumidores, por gerar maior eficiência produtiva, dar mais opções aos consumidores, maior qualidade dos produtos e a preços menores. Contudo, há um predomínio na economia de mercados caracterizados como oligopólio, que, por sua vez, possibilita a uniformização de condutas por parte dos agentes econômicos, como a formação de cartel, caracterizado por acordo estabelecido entre concorrentes visando alcançar algum benefício coletivo. Em Rondônia foi instalada uma CPI para apurar possível formação de cartel dos frigoríficos de abate de bovinos instalados no estado, havendo denúncias de uniformização de preços pagos a produtores rurais quando da aquisição de bovinos para abate. Os trabalhos da CPI foram encerrados em maio de 2016 e o relatório final concluiu pela existência de cartel formado entre os frigoríficos no estado de Rondônia. Analisando os procedimentos adotados pela CPI e o relatório final, foi possível constatar falhas em procedimentos e fluxos no processo de análise de conduta anticoncorrencial, como, por exemplo, a ausência da caracterização e delimitação do mercado relevante, aspecto primordial para os demais fluxos do processo de análise de conduta anticoncorrencial.

Biografia do Autor

Otacílio Moreira de Carvalho Costa, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Professor do magistério superior da Universidade Federal de Rondônia, mestre em administração e bacharel em economia

Charles Parceles Alencar Cáseres, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Rondônia

Erasmo Moreira de Carvalho, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia, Mestre em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo, Doutor em Administração pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul, Professor do Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia

Victor Hugo Dourado Monteiro, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Graduando em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal de Rondônia

Tiago de Oliveira Loiola, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Ciências Econômicas e Mestre em Desenvolvimento Regional. Professor do Departamento Acadêmico de Administração da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Guajará-Mirim

Referências

ALE/RO. Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia. (2016). Comissão parlamentar de inquérito: “destinada a investigar e apurar possível cartel dos frigoríficos de abate bovinos no Estado de Rondônia”. Relatório Final. Diário Oficial Eletrônico – DO-e-ALE/RO nº 82, de 17 de maio de 2016. Disponível em: <http://www.al.ro.leg.br/transparencia/diario-oficial/2016/edicao-nr-82-de-17-05-2016.pdf/view>. Acesso em: 15 jun. 2016.

Azevedo, Paulo Furquim de. (2000). Concorrência no agribusiness. In: Zylbersztajn, Décio; Neves, Marcos Fava. Economia e gestão dos negócios agroalimentares. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Azevedo, Paulo Furquim de. (2005). Organização industrial. In: Pinho, Diva Benevides; Vasconcellos, Marco Antonio Sandoval de. (organizadores). Manual de economia: equipe de professores da USP. 5. ed. – São Paulo: Saraiva.

Bêrni, Duilio de Avila. (2004). Teoria dos jogos: jogos de estratégia, estratégia decisória, teoria da decisão. Rio de Janeiro: Editora Reichmann e Affonso.

Bierman, H. Scott; Fernandez, Luiz. (2001). Teoria dos jogos. 2. ed. – São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Boechat, Andreia Moreira da Fonseca; ALVES, Alexandre Florindo. (2014). A política de defesa da concorrência no setor de abate de bovinos. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 45, n. 2, p. 112-124, abr./jun.

Braga, Tereza Cristine Almeida. (2015). CADE, cartéis e licitações: um novo nicho da política antitruste brasileira. Revista de Defesa da Concorrência, v. 3, n. 1, mai., p. 108-132.

BRASIL. (2011). Lei nº 12.529, de 30 de novembro de 2011. Estrutura o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência; dispõe sobre a prevenção e repressão às infrações contra a ordem econômica e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ ato2011-2014/2011/Lei/L12529.htm>. Acesso em: 16 jun. 2016.

CADE. (2007). Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Guia prático do CADE: a defesa da concorrência no Brasil. 3. ed. São Paulo: CIEE.

CADE. Conselho Administrativo de Defesa Econômica. (1999). Resolução n. 20, de 9 de junho de 1999. Dispõe, de forma complementar, sobre o Processo Administrativo, nos termos do art. 51 da Lei n. 8.884/1994. Publicada no Diário oficial da União de 28 de junho de 1999). Disponível em: <http://www.cade.gov.br/assuntos/normas-e-legislacao/resolucao/resolucao-no-20-de-9-de-junho-de-1999.pdf/view>. Acesso em: 15 jun. 2016.

Cardoso, Larry C; Façanha, Luís Otávio. (2002). Uma introdução à teoria dos jogos. In: Kupfer, David; Hasenclever. Lia. (organizadores). Economia industrial. Fundamentos teóricos e práticos no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier.

Carvalho, Vinicius Marques de; Lima, Ticiana Nogueira da Cruz. (2012). A nova lei da defesa da concorrência brasileira: comentários sobre uma perspectiva histórico-institucional. In: A nova lei do CADE. Publicações da Escola da AGU, Brasília, ano IV, n. 19, jul., p. 7-34.

Carvalho, Erick Leonardo Freire. (2013). A política antitruste no Brasil e o combate a cartéis à luz do novo Cade. Revista de Defesa da Concorrência, vol. 1, n. 2, nov., p. 74-91.

Carvalho, Eveline; Wlaiton, Cícero. (2005). Cooperar ou não cooperar: a disputa entra a Embraer e a Bombardier na venda de jatos regionais. II Encontro de Estudos em Estratégia (3Es). Rio de Janeiro. Disponível em: < http://www.anpad.org.br/~anpad/eventos.php?cod_evento=3&cod_ edição_subsecao=55&cod_evento_edicao=14&cod_edicao_trabalho=4737 >. Acesso em 11 nov. 2016

Flores, Gustavo Abrahão. (2006). Cartel: teoria econômica e a prática antitruste no Brasil. Dissertação (Mestrado em Economia) – Centro de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal Fluminense, Niterói.

Gil, Antônio Carlos. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. – São Paulo: Atlas.

Lakatos, Eva Maria; Marconi, Marina de Andrade. (2003). Fundamentos e metodologia científica. 5. ed. – São Paulo: Atlas.

Mello, Maria Tereza Leopardi. (2002). Defesa da concorrência. In: Kupfer, David; Hasenclever, Lia. (organizadores). Economia industrial. Fundamentos teóricos e práticos no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier.

MONTEBELLO, Adriana Estela Sanjuan; BACHA; Carlos José Caetano. (2007). Estrutura de mercado e desempenho da indústria brasileira de celulose: período de 1980 a 2005. Revista Pesquisa e Debate, São Paulo: vol. 18, n. 1, jan./jun., p. 83-104.

PINHO, Diva Benevides; VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de. (organizadores). (2005). Manual de economia: equipe de professores da USP. 5. ed. – São Paulo: Saraiva.

RESENDE, Marcelo; BOFF, Hugo. (2002). Concentração industrial. In: KUPFER, David; HASENCLEVER, Lia. (organizadores). Economia industrial. Fundamentos teóricos e práticos no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier.

SAUAIA, Antônio Carlos Aidar; KALLAS, David. (2007). O dilema cooperação-competição em mercados concorrências: o conflito do oligopólio tratado em jogos de empresas. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba: v. 11, edição especial, p. 77-101. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552007000500005 > acesso em 11 nov. 2016.

SEDIYAMA, Aline Fumie. (2011). Análise de estrutura conduta, e desempenho da indústria processadora de soja no Brasil no período de 2003 a 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Lavras: UFLA.

TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. (2006). Introdução à pesquisa de ciências sociais. São Paulo: Atlas.

VARIAN, Hal R. (2012). Microeconomia: uma abordagem moderna. 8. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier.

Downloads

Publicado

30/06/2017

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)