ANÁLISE DAS EVIDÊNCIAS DA CRISE FINANCEIRA DE 2008 NOS PRODUTOS HORTÍCOLAS CELEBRADOS NAS CEASAS DO BRASIL

Autores

  • JONAS FERNANDO PETRY Possui graduação em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2001), mestrado em Administração pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas ESAG Universidade Estadual de Santa Catarina UDESC (2005) e pós-graduação em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa UNI Portugal (2003). Doutorando em Administração pela FURB. É professor Assistente II da Universidade Federal do Amazonas UFAM no curso de Administração no campus de Benjamin Constant AM.
  • Larissa Degenhart Doutoranda do programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB).
  • Gustavo da Rosa Borges Professor da Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito.
  • Rosiane Petry Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010) e mestrado em Produção Vegetal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2013). Atualmente é professor substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitossanidade
  • Carlos Eduardo Facin Lavarda Doutor em Contabilidade pela Universidade de Valência (Espanha, 2008) homologado pela USP (2009), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004) . Experiência na área de Administração e Contabilidade Gerencial, principalmente nos seguintes temas: finanças, orçamento e controle gerencial. Professor do Departamento de Ciências Contábeis da UFSC. Foi Professor na Universidade Regional de Blumenau, FURB, SC, no Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC), Mestrado em Ciências Contábeis e Doutorado em Ciências Contábeis e Administração. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis de Agosto de 2012 a abril de 2015. Bolsista PQ/CNPq Nível 2 e editor da Revista Universo Contábil. Líder do Grupo de Pesquisas em Controladoria e Sistemas de Informações - FURB; Pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Controladoria e Sistemas de Controle Gerencial - UFSC.

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v7i1.3936

Palavras-chave:

Crise financeira mundial, hortigranjeiros, impacto no volume e no preço.

Resumo

Na literatura econômica, a crise mundial de 2008 desencadeou recessão nos mercados e provocou desaceleração da economia, impactando as transações comerciais. Os resultados empíricos, para a maioria dos setores econômicos, têm apresentado resultados convergentes. Nesse sentido, este trabalho objetiva analisar evidências dessa crise e suas implicações no volume de produção e nos preços dos hortigranjeiros celebrados nas Centrais de Abastecimento no Brasil com vistas a dissecar os reflexos da crise financeira mundial de 2008 no comportamento dos hortigranjeiros. Para tanto, aplicou-se uma pesquisa descritiva com o uso do teste-t de amostras pareadas em uma amostra longitudinal com dados secundários obtidos do IBGE, FAO e Ceasa Santa Catarina. O período de estudo compreendeu os anos de 2005 a 2012. Os resultados mostram que o preço e a produção do agronegócio não podem ser compreendidos pelo setor, mas sim por produto hortícola específico. Dessa forma, a crise mundial muito pouco interferiu na produção e no preço, porém as oscilações do preço e do volume estão altamente relacionadas a flutuações do mercado local.

Biografia do Autor

JONAS FERNANDO PETRY, Possui graduação em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2001), mestrado em Administração pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas ESAG Universidade Estadual de Santa Catarina UDESC (2005) e pós-graduação em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa UNI Portugal (2003). Doutorando em Administração pela FURB. É professor Assistente II da Universidade Federal do Amazonas UFAM no curso de Administração no campus de Benjamin Constant AM.

Doutorando em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), bolsista do programa RHDoutorado FAPEAM. Mestrado em Administração pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas ESAG Universidade Estadual de Santa Catarina UDESC (2005). Bacharel em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2001).

Larissa Degenhart, Doutoranda do programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Doutoranda do programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Gustavo da Rosa Borges, Professor da Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito.

Possui graduação em Administração pela Universidade Católica de Pelotas (2004), especialização em Marketing pela ESPM (2006), mestrado em Administração pela Unisinos e Doutorado em Administração na FURB. Foi bolsista CAPES e Fez parte do corpo docente da Univates (Lajeado-RS), FISUL (Garibalde), Unibalsas (Balsas-MA), Anhanguera Educacional (Pelotas-RS) e Universidade Federal de Pelotas (Pelotas-RS). Área de atuação: Marketing, Comportamento do Consumidor.

Rosiane Petry, Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010) e mestrado em Produção Vegetal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2013). Atualmente é professor substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitossanidade

Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010) e mestrado em Produção Vegetal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2013). Atualmente é professor substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitossanidade

Carlos Eduardo Facin Lavarda, Doutor em Contabilidade pela Universidade de Valência (Espanha, 2008) homologado pela USP (2009), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004) . Experiência na área de Administração e Contabilidade Gerencial, principalmente nos seguintes temas: finanças, orçamento e controle gerencial. Professor do Departamento de Ciências Contábeis da UFSC. Foi Professor na Universidade Regional de Blumenau, FURB, SC, no Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC), Mestrado em Ciências Contábeis e Doutorado em Ciências Contábeis e Administração. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis de Agosto de 2012 a abril de 2015. Bolsista PQ/CNPq Nível 2 e editor da Revista Universo Contábil. Líder do Grupo de Pesquisas em Controladoria e Sistemas de Informações - FURB; Pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Controladoria e Sistemas de Controle Gerencial - UFSC.

Doutor em Contabilidade pela Universidade de Valência (Espanha, 2008) homologado pela USP (2009), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004) . Experiência na área de Administração e Contabilidade Gerencial, principalmente nos seguintes temas: finanças, orçamento e controle gerencial. Professor do Departamento de Ciências Contábeis da UFSC. Foi Professor na Universidade Regional de Blumenau, FURB, SC, no Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC), Mestrado em Ciências Contábeis e Doutorado em Ciências Contábeis e Administração. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis de Agosto de 2012 a abril de 2015. Bolsista PQ/CNPq Nível 2 e editor da Revista Universo Contábil. Líder do Grupo de Pesquisas em Controladoria e Sistemas de Informações - FURB; Pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Controladoria e Sistemas de Controle Gerencial - UFSC.

Referências

Adams, C.; Mathieson, D. J.; Schinasi, G.; & Chadha, B. (1998). International capital markets: developments, prospects, and key policy issues. Washington: International Monetary Fund,.

Agroanalysis, Revista de Agronegócios da FGV. (2013). Mercado & Negócios – Crise no agronegócio – Impacto nas cadeias. Centro de Agronegócio da FGV, 2009. Disponível em: http://www.agroanalysis.com.br/materia_detalhe.php?idMateria=611. Acesso em: 03 set. 2013.

Allen, F., & Giovannetti, G. (2011). The effects of the financial crisis on Sub-Saharan Africa. Review of Development Finance, 1(1), 1-27.

Andrade, P., & Zachariadis, M. (2016). Global versus local shocks in micro price dynamics. Journal of International Economics, 98, 78-92.

Arnold, P. J. (2012). The political economy of financial harmonization: The East Asian financial crisis and the rise of international accounting standards. Accounting, Organizations and Society, 37(6), 361-381.

Boivin, J., Giannoni, M. P., & Mihov, I. (2009). Sticky prices and monetary policy: Evidence from disaggregated US data. The American Economic Review, 99(1), 350-384.

Burton, P., Gurrin, L., & Sly, P. (1998). Tutorial in biostatistics. Extending the simple linear regression model to account for correlated responses: an introduction to generalized estimating equations and multi-level mixed modeling. Statistics in medicine, 17, 1261-1291.

Cassidy, J. S. (2010). (The Talk of the Town) (The Goldman Sachs Group Inc.). The New Yorker, 86(11), 21.

Ceasa, Centro de Abastecimento do Estado de Santa Catarina. (2013). Institucional. Disponível em: http://www.ceasasc.com.br. Acesso em: 12 set. 2013.

Cecchetti, S. G. (2009). Crisis and responses: The Federal Reserve in the early stages of the financial crisis. The Journal of Economic Perspectives, 23(1), 51-76.

Collyns, C. & Senhadji, A. S. (2002). Lending booms, real estate bubbles and the Asian crisis. International Monetary Fund.

Conab, Companhia Nacional de Abastecimento. (2013). CONAB. Disponível em: http://www.conab.gov.br/conab-quemSomos.php?a=11&t=1/. Acesso em: 12 set. 2013.

Disdier, A. C., & Head, K. (2008). The puzzling persistence of the distance effect on bilateral trade. The Review of Economics and statistics, 90(1), 37-48.

Doshi, V. (2016). India tomato shortage causes curry crisis and puts sellers under pressure. Theguardian. Disponível em: https://www.theguardian.com/global-development/2016/jun/29/india-tomato-shortage-causes-curry-crisis-and-puts-sellers-under-pressure. Acesso em: out. 2016.

Epagri, Empresa Pesquisa Agropecuária Extensão Rural de Santa Catarina & Cepa, Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola. (2008). Número da Agropecuária Catarinense. Março, 2008. Disponível em: http://cepa.epagri.sc.gov.br/Publicacoes/ numeros_marco_2008.pdf. Acesso em: 06 set. 2013.

Fao, Órgão das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação. (2009). FAO Brasil. Disponível em: https://www.fao.org.br/quemSomos.asp. Acesso em: 12 set. 2013.

Faostat. (20015). Food and Agriculture Organization of the United Nations. Disponível em: http://faostat3.fao.org/download/Q/QC/E. Acesso em: dez. 2015.

Fávero, L. A. (2005). Novas formas de coordenação das atividades de abastecimento nos mercados atacadistas de frutas e hortaliças da América Latina. In Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural (Vol. 43, pp. 1-16).

Fmi, International Monetary Fund. (2013). The Asian Crisis: Capital Markets Dynamics and Spillover. FMI, Washington, 1998. Disponível em: http://www.imf.org/external/pubs/ft/icm/icm98/. Acesso em: 09 set. 2013.

Franses, P. H.; Oest, R. V. (2004). On the econometrics of the Koyck model. Erasmus School of Economics, Disponível em: http://repub.eur.nl/pub/1190/. Acesso em: 13 nov. 2013.

Freitas, R. E. (2014). A agropecuária na balança comercial brasileira. Revista de Política Agrícola, 23(2), 77-90.

FreshPlaza. (2016). FreshPlaza: Global Fresh Produce and Banana News. Disponível em: http://www.freshplaza.com/article/157335/Indian-onion-crisis-farmers-dumping-produce. Acesso em: out. 2016.

Gandel, S. & Altman, A. (2010). The Case against Goldman Sachs. Academic Search Elite, EBSCOhost, 175(17), 30-37.

Gangl, K., Kastlunger, B., Kirchler, E., & Voracek, M. (2012). Confidence in the economy in times of crisis: Social representations of experts and laypeople. The Journal of Socio-Economics, 41(5), 603-614.

Goel, M., & Asija, A. (2012). Economic regulations: Effect on growth and stability in Brazil and India. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 37, 167-181.

Grimes, W. W. Financial Regionalism after the Global Financial Crisis: Regionalist Impulses and National Strategies. In: Grant, W. & Wilson, G. K. (2012). The Consequences of the Global Financial Crisis: The Rhetoric of Reform and Regulation. New York: Oxford University Press, 6(01), 88-108.

Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J. & Anderson, R. E. (2014). Multivariate data analysis. 7.ed. Edinburgh Gate: Pearson.

Henning, C. R. (2011). Coordinating Regional and Multilateral Financial Institutions. Peterson Institute for International Economics Working Paper, 11–19.

Iie, Peterson Institute for International Economics. (2014). Lessons of the Asian Crisis and Concluding Remarks. Washington. Disponível em: www.piie.com/publications/chapter_preview/22/5iie261x.pdf. Acesso em: 14 set. 2014.

Koyck, L. M. (1954). Distributed lags and investment analysis. Amsterdam: North-Holland Publishing Company.

Krugman, P. R. (2009). A crise de 2008 e a economia da depressão. Rio de Janeiro: Elsevier.

Lattman, P. (2013). Goldman Overcomes Its Latest Headache. The New York Times. (Jan. 24, 2013) Business News: p. B1(L). Word Count: 1133.

Lee, J. W., & Rhee, C. (1999). Social impacts of the Asian crisis: policy challenges and lessons. United Nations Development Programme.

Levine, D. M., Berenson, M. L. & Stephan, D. (2000). Estatística: teoria e aplicações-usando Microsoft Excel português. Rio de Janeiro: Ltc.

MacDonald, G. K., Brauman, K. A., Sun, S., Carlson, K. M., Cassidy, E. S., Gerber, J. S., & West, P. C. (2015). Rethinking agricultural trade relationships in an era of globalization. BioScience, 65(3), 1–15.

Madalina-Ioana, B. (2014). Global Economy-Actual Situation and Prospects of Economic Recovery. Procedia Economics and Finance, 16, 206-212.

Magnier, M. (2010). Indians in tears over skyrocketing onion prices. Los Angeles Times. Disponível em: http://articles.latimes.com/2010/dec/27/world/la-fg-1227-india-onions-20101227. Acesso em: out. 2016.

Maroco, J. (2011). Análise Estatística com o SPSS Statistics. 5.ed. Pero Pinheiro: Report Number.

Messori, M. (2009). The financial crisis: understanding it to overcome it. Department of Economics, University of Rome Tor Vergata, Assogestioni, Italy.

Mourão, I. R. A. & Colombini, R. (2008). Breve História do Sistema de Ceasas no Brasil (1960 a 2007).

Nnachi, U. (2016). Nigeria's tomato crisis: Can you make stew without tomatoes? BBC News. Disponível em: http://www.bbc.com/news/world-africa-36424153. Acesso em: out. 2016.

Padma Shri, T.K., Sriraam, N. (2017). Comparison of t-test ranking with PCA and SEPCOR feature selection for wake and stage 1 sleep pattern recognition in multichannel electroencephalograms. Biomedical Signal Processing and Control, 31(2017), 499-512.

Pendse, S. G. (2012). Ethical hazards: A motive, means, and opportunity approach to curbing corporate unethical behavior. Journal of Business Ethics, 107(3), 265-279.

Porkka, M., Kummu, M., Siebert, S., & Varis, O. (2013). From food insufficiency towards trade dependency: a historical analysis of global food availability. PloS one, 8(12), e82714.

Prohort. (2013). Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro. Disponível em: http://www.ceasa.gov.br/index.php?pag=10/. Acesso em: 12 set. 2013.

Ranciere, R. & Tornell, A. (2011). Was the US Crisis a Financial Black-Hole & quest? IMF Economic Review, 59(2) 271-305.

SBI Research. (2016). Disponível em: http://economictimes.indiatimes.com/topic/SBI-Research. Acesso em: out. 2016.

Schwab, K. (2016). World Economic Forum 2016-2017. Geneva: World Economic Forum.

Sheng, A. (2009). From Asian to global financial crisis: An Asian regulator's view of unfettered finance in the 1990s and 2000s. Cambridge University Press.

Shiller, R. J. (2008). The subprime solution: How today's global financial crisis happened, and what to do about it. Princeton University Press.

Simkovic, M. (2011). Competition and crisis in mortgage securitization. Indiana Law Journal, 88, 2013.

Tashman, H. M. (2007). The Subprime Lending Industry: An Industry in Crisis. Banking Law Journal, 124(5), 407.

United States, Financial Crisis Inquiry Commission. (2011). The Financial crisis inquiry report: final report of the national commission on the causes of the financial and economic crisis in the United States. Government Printing Office.

Van Den Broeck, G., & Maertens, M. (2016). Horticultural exports and food security in developing countries. Global food security, 10(2016), 11-20.

Weisberg, S. (2005). Applied Linear Regression, Third Edition. Sanford Weisberg, Minnesota: Wiley-Interscience.

Williamson, O. E. (1981). The economics of organization: The transaction cost approach. American journal of sociology, 87(3), 548-577.

Zamberlan, L., Da Silva, J. D., Sparemberger, A. & Büttenbender, P. L. (2011). Diagnóstico e contribuições para o desenvolvimento do setor de hortigranjeiros no município de Santa Rosa-RS. Producción y desarrollo. IV Simpósio. Universidad Gastón Dachary, Posadas, Misiones, Argentina.

Downloads

Publicado

30/06/2017

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)