Associação de níveis accountability de distribuidoras de energia elétrica atuantes no Brasil com fatores de seus desempenhos social e econômico-financeiro.
DOI:
https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v7i1.3888Palavras-chave:
Accountability, relações de consumo.Resumo
Este estudo buscou responder ao problema de pesquisa enunciado pela questão: Qual a relação de níveis de accountability de empresas distribuidoras de energia elétrica, com fatores de seus desempenhos social e econômico-financeiro? O objetivo é de investigar e explicar possíveis associações entre os níveis de accountability das empresas da amostra, em seus balanços sociais, e seus desempenhos social e econômico. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica em obras que versam sobre a temática em questão e pesquisa documental com base em balanços sociais publicados pelas empresas da amostra. Também foi adotada a técnica econométrica regressão logística ordinal, para investigar a possível associação entre os níveis de accountability e o desempenho social das empresas objeto do estudo. Foram identificadas associações entre o nível de accountability de reclamações junto ao PROCON das empresas da amostra e seus investimentos sociais internos e lucratividade. Também foi identificada associação entre o nível de accountability de reclamações junto a justiça e a liquidez das empresas da amostra. Para futuras pesquisas, sugere-se a ampliação dos segmentos de empresas a serem investigadas, bem como a elevação do número de fatores a serem considerados.Referências
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