DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA GERENCIAL NO SETOR PÚBLICO: UM ESTUDO REFLEXIVO

Autores

  • Nilson José Oliveira Junior Universidade do Estado do Amazonas
  • Nilce Oliveira de Menezes

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v6i2.3520

Resumo

O presente estudo procurou investigar a implementação da gestão por competências no serviço público, relacionando as concepções do modelo com a prática desses. Inicialmente, apresentam-se aspectos gerais voltados à Gestão Pública, gestão por Competências e o que está em curso no setor público. O estudo teve uma abordagem qualitativa, sendo, portanto necessário utilizar pesquisas bibliográficas de acordo com uma revisão de literatura, utilizou-se o método fenomenológico, articulando teoria e pratica entre servidor e pesquisador que verificaram até que ponto os servidores apresentam competências necessárias para desenvolver com conhecimentos, habilidades e atitudes suas funções para agregar valor à sua instituição. O campo de investigação da pesquisa foi com servidores públicos de uma instituição pública de Ensino Superior localizada na cidade de Manaus. Estes foram analisados através de documentação direta, compreendendo um estudo baseado na coleta de dados e na observação direta, utilizando para este fim entrevistas estruturadas com o objetivo de identificar que competências são desenvolvidas pelos servidores públicos. Além de verificar como o servidor vem desempenhando seu papel no contexto atual. Esperamos com está pesquisa contribuir com a instituição sabendo que o desenvolvimento de uma determinada organização depende do desempenho de cada indivíduo e de sua colaboração dentro de uma equipe ou grupo de trabalho.

Biografia do Autor

Nilson José Oliveira Junior, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM Professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) na Escola Superior de Ciências Sociais (ESO) Interesse em de Pesquisa em Gestão Estratégica e Gestão de Projetos

Nilce Oliveira de Menezes

Graduação em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas

Referências

BARROS, Aidil Jesus Paes de e LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Um Guia para Inicialização Científica. São Paulo: McGraw-Hill, 1986.

BOWDITCH. James L, Buono. Anthony F. Elementos de comportamento organizacional. - São Paulo: Pioneira,1992.

EBOLI, Marisa et al (organizadores). Educação corporativa: fundamentos, evolução e implantação de projetos. São Paulo: Atlas, 2010.

FAZENDA, Ivani. Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez,1991.

FREITAS, I. A. de. Trilhas de desenvolvimento profissional: da teoria à prática. IN:ENANPAD, 22. Anais. Foz do Iguaçu: ANPAD,1998.

GIL,Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pequisa social. São Paulo: Atlas,1994.

LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 1991.

LONGO, Francisco. Mérito e flexibilidade: a gestão das pessoas no setor público. São Paulo: Fundap, 2007.

MAXIMIANO, Antonio C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. - 3ª Edição – São Paulo: Atlas, 2002.

QUINN, Robert E. et al. Competências gerenciais: princípios e aplicações. Tradução de Cristiana de Assis Serra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

Downloads

Publicado

23/12/2016

Edição

Seção

Administração de Pessoal e Recursos Humanos (Personnel Management and Human Resources)