O PROCESSO DE MUDANÇA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SOBRE A ÓTICA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Adriela de Marchi Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.
  • Miguel Angel Verdinelli Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.
  • CRISTHIANE MARTINS LIMA Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.
  • PATRINÊS APARECIDA FRANÇA ZONATTO Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.
  • Vinícius Costa da Silva Zonatto

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v7i1.3456

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Universitária. Instituição de Ensino Superior. Relatórios Anuais de Gestão.

Resumo

Este estudo investigou as ações de Responsabilidade Social Universitária desenvolvidas em uma universidade federal brasileira, propostas nos relatórios anuais de gestão, utilizando o modelo teórico da Pirâmide Institucional de Calderón (2006) e os princípios e valores propostos por Jiménez De La Jara, Fontecilla e Troncoso (2006). Para tanto, foi realizado um estudo longitudinal com análise de conteúdo dos relatórios de gestão do período de 2005 a 2014. Os resultados obtidos na análise documental mostram que, no decorrer dos anos, as ações voltadas para a Responsabilidade Social vêm crescendo e se ampliando, estando principalmente ligadas a projetos e programas voltados para a pesquisa e extensão universitária. As práticas evidenciadas revelam que a instituição busca a excelência no ensino público e na produção científica; a partir de servidores capacitados, valorizados e comprometidos com a missão; adequação da infraestrutura; contribuição para o desenvolvimento social e regional por meio de processos administrativos, acadêmicos e técnicos; a criação de novas estratégias que permitam a democratização do acesso e a permanência no ensino, focalizando, principalmente, aqueles que se encontram excluída por decorrência das desigualdades sociais. Os resultados encontrados nesta pesquisa permitem concluir que a IES desenvolve ações de Responsabilidade Social Universitária. Também sugerem a validação do modelo teórico de análise proposto por Calderón (2006), bem como os princípios e valores propostos por Jiménez De la Jara et al. (2006) para o desenvolvimento de uma cultura de Responsabilidade Social Universitária no âmbito de Universidades brasileiras.

Biografia do Autor

Adriela de Marchi, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Pesquisadora bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM e Auditora da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Miguel Angel Verdinelli, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.

Pós-doutoramento em Ciências Sociais - Universidad de Alicante, Espanha. Professor Titular na Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.

CRISTHIANE MARTINS LIMA, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.

Mestranda em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI . Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Bibliotecária documentalista no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Campus Humaitá, Universidade Federal do Amazonas. Pesquisadora bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM.

PATRINÊS APARECIDA FRANÇA ZONATTO, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.

Doutoranda em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Mestrado em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

Vinícius Costa da Silva Zonatto

Pós Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2015). Professor Permanente da FURB, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC (Mestrado e Doutorado), na Linha de Pesquisa em Contabilidade Gerencial, no Grupo de Pesquisas em Controle Gerencial e nas disciplinas de Contabilidade de Custos (PPGCC) e Contabilidade Gerencial (Graduação).

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Publicado

30/06/2017

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)