A Influência da Música e Temperatura Ambiente Sobre o Comportamento do Consumidor no Varejo

Autores

  • Larissa Bigois Faculdade Meridional - IMED
  • Kenny Basso PPGA/EA/IMED
  • João Vicente Rosa de Souza Escola de Administração - IMED

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v7i1.3317

Palavras-chave:

Ambiente de serviços. Varejo. Música. Temperatura. Comportamento do Consumidor.

Resumo

Este artigo aborda a influência dos elementos música e temperatura ambiente sobre a intenção de compra dos consumidores no ambiente de varejo, mediante a manipulação dos cenários em um design 2 (música baixa e música alta) por 2 (conforto térmico e temperatura alta) em um laboratório criado pelos pesquisadores. Foram aplicados questionários fechados para 153 estudantes de uma Faculdade do Estado do Rio Grande do Sul. Sendo assim, foram convidados a participar da pesquisa alunos dos cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Administração, Engenharia Civil e Sistemas da Informação. Os resultados encontrados demonstram o aumento da influência na intenção de compra no cenário Música Baixa x Conforto Térmico, em comparação com os demais cenários de interação entre música e temperatura. Os resultados desse estudo também revelam que a música e a temperatura ambiente são congruentes um com o outro em termos de intenção de compra.

Biografia do Autor

Larissa Bigois, Faculdade Meridional - IMED

Bacharel em Administração de Empresas. Voluntária no grupo de pesquisa Estratégias e Relações com o Mercado da Faculdade Meridional - IMED. Projeto de pesquisa O Consumo na Sociedade.

Kenny Basso, PPGA/EA/IMED

Doutor em Administração. Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração vinculado a IMED Business School, Faculdade Meridional - IMED. Autor de artigos publicados em periódicos internacionais como Journal of Service Research, Journal of Services Marketing, Journal of Retailing and Consumer Services, International Journal of Bank Marketing e Journal of Product & Brand Management. Atua na área de comportamento do consumidor, marketing de serviços, relacionamento com clientes e varejo.

João Vicente Rosa de Souza, Escola de Administração - IMED

Doutorando em Administração. Professor da Faculdade de Administração da IMED Business School. Atua nas áreas de Comportamento do Consumidor, Comunicação de Marketing e Varejo.

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Publicado

30/06/2017

Edição

Seção

Mercadologia (Marketing)