GOVERNANÇA CORPORATIVA E O PAPEL ESTRATÉGICO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO EM UMA EMPRESA FAMILIAR DE CAPITAL ABERTO

Autores

  • Patrícia Bernardes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Programa de Pós Graduação em Administração/Departamento de Administração.
  • Geraldo Figueiredo
  • Catari Vilela Chaves

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v7i1.3306

Palavras-chave:

Governança Corporativa. Conselho de Administração. Estratégia.

Resumo

Este estudo avaliou a contribuição e o envolvimento do Conselho de Administração (CA) como instrumentos da Governança Corporativa (GC) na gestão estratégica de uma organização familiar de capital aberto. A base teórica deste estudo contempla a Estratégia, a GC e Empresas familiares. Pelo caráter da pesquisa, estudo de caso, a estratégia utilizada para análise de dados foi a de comparar as informações obtidas com as fontes primárias, por meio das respostas registradas nas entrevistas, com aquelas das fontes secundárias. Verificou-se que a organização pesquisada tem um Conselho de Administração de maioria independente com envolvimento ativo em todas as fases do processo da estratégia, além de papel crítico na redução dos conflitos entre os agentes, acionistas e gestores. Em termos práticos constatou-se que o envolvimento do CA na gestão estratégica gerou mais assertividade nas decisões estratégicas, melhores práticas de governança e melhor desempenho, evidenciado pelo progresso dos indicadores chaves de sustentabilidade e pelo melhor desempenho financeiro da organização. A principal limitação da pesquisa refere-se à realização de estudo de caso único, ainda que esse caso tenha sido um estudo em profundidade. Entende-se que pesquisas com casos múltiplos e técnicas, tanto qualitativas quanto quantitativas, em trabalhos futuros poderá trazer mais robustez aos resultados encontrados neste trabalho. Não obstante as limitações deste estudo entende-se que o trabalho contribuiu no aprimoramento e na compreensão sobre a forma que o CA influencia a dinâmica da GC e a gestão estratégica nas organizações.

Biografia do Autor

Patrícia Bernardes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Programa de Pós Graduação em Administração/Departamento de Administração.

Doutora em Administração pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional-Cedeplar/Universidade Federal de Minas Gerais

Downloads

Publicado

30/06/2017

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)