ANÁLISE CRUZADA DA APLICAÇÃO DE UM MODELO MATEMÁTICO NA GESTÃO DOS ESTOQUES DE MATÉRIAS-PRIMAS E OS RESULTADOS DOS ANOS DE 2011 E 2012 EM UMA EMPRESA MULTI-NACIONAL

Autores

  • Paulo Cesar Chagas Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Jacareí
  • Fernando Augusto Silva Marins Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Guaratinguetá
  • Fernando Bernardi de Souza Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Bauru

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v6i1.3017

Palavras-chave:

Postergação, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão da Demanda, Gestão de estoques, ERP, APS

Resumo

A gestão da cadeia de suprimentos, a postergação e a gestão da demanda são operações de importância estratégica para o sucesso econômico das organizações, pois influenciam diretamente o processo produtivo. O objetivo deste artigo é analisar a influência da postergação em uma empresa com sistema produtivo make-to-stock e com demanda sazonal. O método de pesquisa utilizado foi o de estudo de caso, os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semiestruturada, análise documental e visitas in loco. A pesquisa está fundamentada nos seguintes assuntos: Gestão da demanda a qual pode ser entendida como uma prática que permite gerenciar e coordenar a cadeia de suprimentos no sentido inverso, na qual, os consumidores desencadeiam ações para o fornecimento de produtos. A gestão da cadeia de suprimentos é de poder permitir a agregação de valor, superando as expectativas dos consumidores finais, desenvolvendo um relacionamento com fornecedores e clientes do tipo ganha-ganha. A estratégia de postergação deve se adequar às características dos mercados que exigem variedade de produtos e serviços personalizados, de menor custo e maior qualidade, objetivando apoiar as tomadas de decisões. O sistema produtivo make-to-stock se mostra bastante interessante para organizações que estão atuando em mercados com alta variabilidade de demanda.

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Publicado

02/08/2016

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)