Transição do Sistema Elétrico Tradicional para a Implantação do Sistema Fotovoltaico: Percepção dos Funcionários

Autores

  • Rafael Oliveira Silva UNG. Universidade Guarulhos
  • Antonio Carlos Estender Universidade Guarulhos
  • Lidiane Barbosa Universidade De São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v6i1.2727

Palavras-chave:

Energia Fotovoltaica, Quebra de Paradigma, Impacto Ambientais, Redução de Custos.

Resumo

O consumo de energia vem aumentando gradativamente graças ao avanço da tecnologia e nossa dependência pela mesma, esse aumento de demanda gera impactos financeiros e ambientais que acabam prejudicando a todos, por esse motivo a transição para o sistema fotovoltaico seria de grande importância. Pensando nisso esse artigo tem como objetivo refletir e descrever os impactos da produção de energia elétrica atual e compararmos com o sistema fotovoltaico, avaliar e demonstrar o impacto econômico e ambiental positivo dessa transição, demonstrar que os resultados positivos podem ser utilizados para ganhar um espaço ainda maior no mercado. Para atingir tais objetivos foram utilizados estudo de casos, análise de documentos, referenciais teóricos e pesquisas exploratórias qualitativas. Metodologia que demonstrou que muitas pessoas desconhecem a utilização desse sistema ou conhecem somente superficialmente, muitos com um pré-conceito relacionado ao custo e aplicação dessa tecnologia. Como conclusão percebeu que a disseminação correta dos conceitos dessa tecnologia seria a melhor forma de quebrar esses paradigmas, pois muitos após conhecerem os impactos positivos desse sistema que vão além de gerar uma independência do setor elétrico tradicional e sua tarifação, gerando uma redução de custos positiva não degradando o meio ambiente aceitaram como uma alternativa viável.

Biografia do Autor

Rafael Oliveira Silva, UNG. Universidade Guarulhos

Formando do curso de Administração, trabalhando na área comercial de um Industria elétrica.

Antonio Carlos Estender, Universidade Guarulhos

A profissão de Professor no ensino superior que tem como meta trabalhar com três grandes componentes: ensino, pesquisa e extensão componentes esses que trabalhamos com os alunos desde os primeiros anos da graduação que privilegia sala de aula; iniciação cientifica e projeto Rondon: Possui graduação em Administração (1994) Mestre em Gestão de Negócios (2006). Especialista nas áreas de Marketing, Educação, Hotelaria, Administração e Comunicação. Atuou como consultor no Instituto Siegen; foi Editor e membro do Conselho da Revista Eletrônica do 3º Setor da Universidade Guarulhos; Leciona - na Graduação e na Pós-graduação nas áreas de Estratégia, Controladoria, Competitividade, Marketing, Metodologia e TCC na Universidade Guarulhos. Participou de nove edições do Projeto Rondon. Como Coordenador da Operação e como Professor Assistente. Participou do Sife HSBC Financial Literacy Grant Notification. É coautor de alguns livros, escreveu vários artigos nas mais diversas áreas como: Gestão de Negócios, Saúde Pública; Veterinária, entre outros temas. Também orientou diversos trabalhos de Iniciação Cientifica e Artigos Científicos; Coordenador de Banca de trabalhos Científicos desde 2009 na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Membro do comitê científico de avaliação do Congresso Internacional de Administração em Ponta Grossa, desde 2012; Parecerista da Revista Dialogo (RAD) da PUC-SP; Avaliador de pôsteres do I Congresso Projeto Rondon, realizada na cidade de Ribeirão Preto - SP.

Lidiane Barbosa, Universidade De São Paulo - USP

Mestranda pela USP,Coordenadora na Universidade Guarulhos e Mestranda pela Universidade De São Paulo - USP

Referências

Bonini, Mario Roque; Tarifas de energia elétrica: evolução nos últimos anos e perspectivas. (www.fundasp.sp.gov.br) http://www.fundap.sp.gov.br/wpcontent/uploads/2014/03/boletim_economia_9_setorial_tarifas_de_energia_eletrica.pdf

BONOMA, Thomas V. - Case Research in Marketing: Opportunities, Problems, and Process. Journal of Marketing Research, Vol XXII, May 1985.

Costa, Carlos Alexandre Gehm. Contabilidade Ambiental Mensuração, Evidenciação e Transparência. 1ª Edição (2012) Editora Atlas, 2012, 280 páginas.

Dias, Lucas Sabino, Incorporação de Sistemas Fotovoltaicos em Envoltórias de edificações: Tecnologia e Arquitetura. (http://dedalus.usp.br),

http://dedalus.usp.br/F/74CI4328VAQKCJ4C4BIK3QXR8L859J859QXE2QRFAE4MYLVCCN-66964?func=full-set-set&set_number=005554&set_entry=000001&format=999, (06/2014). Disponível em 20/04/2015

FLORES, J. F.. Análisis de dados cualitativos – aplicaciones a la investigación educativa. Barcelona: PPU, 1994

Gazoli, Jonas Rafael; GradellaVillalva, Marcelo. Energia fotovoltaica Conceitos e aplicações sistema Isolados e Conectados à Rede. 1ª Edição Editora Érica, 2012 224 páginas.

GODOY, A. S.. Estudo de caso qualitativo. In: Silva, A. B., Godoy, C. K., 2006.

Goldenber, Jose; Lucon, Oswaldo. Energia e Meio Ambiente no Brasil. (Http://www.scielo.br)

http://www.scielo.br/pdf/ea/v21n59/a02v2159.pdf

Downloads

Publicado

02/08/2016

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)