O APRENDIZADO NA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE CATARINENSE SOB A ÓTICA DAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DE MIZUKAMI

Autores

  • Sheila Patrícia Ramos Universidade Regional de Blumenau
  • Júlio César da Silva Universidade Regional de Blumenau
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v1i1.2192

Palavras-chave:

Keywords, Learning. Administration Course. Mizukami Pedagogical Approach

Resumo

Mizukami (1986) buscou caracterizar o cotidiano didático-pedagógico do professor por meio de cinco abordagens, as quais são: abordagem tradicional, abordagem comportamentalista, abordagem humanista, abordagem cognitivista e abordagem sócio-cultural. Diante destas concepções surge a questão problema de pesquisa: Qual a percepção dos professores do curso de administração em relação ao aprendizado, analisada sob a ótica das abordagens pedagógicas de Mizukami? Foi estabelecido o objetivo deste estudo em identificar, sob a ótica das abordagens pedagógicas de Mizukami, as abordagens utilizadas pelos docentes do Curso de Administração de uma Universidade Catarinense no processo de ensino aprendizagem. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e quantitativa por meio de levantamento. A população alvo foram os 31 docentes das disciplinas presenciais, com a amostra de 26 docentes. Aplicou-se um questionário estruturado. Os dados foram compilados em Escala de Likert de cinco pontos, e analisados por meio de uma análise de estatística descritiva. Os principais resultados apontam uma leve tendência a Abordagem Cognitivista.

Biografia do Autor

Sheila Patrícia Ramos, Universidade Regional de Blumenau

http://lattes.cnpq.br/1096854281072027 Formação em Administração pela Universidade Regional de Blumenau/SC em 2007. Participação em três projetos de Iniciação Científica. Atualmente cursando o Mestrado Stricto Sensu em Administração na Universidade Regional de Blumenau.

Júlio César da Silva, Universidade Regional de Blumenau

http://lattes.cnpq.br/3274346178104121 Atualmente é Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade de Blumenau-FURB. É Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (2003) e Graduado em Administração pela Fundação Educacional Regional Jaraguaense -FERJ (1997). É Professor de Pós-Graduação em nível de Especialização nas disciplinas de Planejamento Estratégico, Internacionalização, Negócios Internacionais, Marketing Internacional e Comércio Exterior. Atua voluntariamente como Vice-Presidente da Sociedade Cultura Artistica-SCAR e Diretor de Marketing e Comunicação da APEVI-Associação de Micro e Pequenas Empresas do Vale do Itapocu Foi conselheiro dos Conselhos de Administração da Agência de Crédito do Vale do Itapocu, do Conselho Desenvolvimento Economico da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, do PROJARAGUÁ-Fórum Permanente de Desenvolvimento e da Fundação Educacional Regional Jaraguaense. Foi professor visitante do Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey-México e professor de Pós-Graduação da École des Mines - Saint Etienne France Intituto Heliopolis e UNERJ. Foi coordenador dos cursos de Graduação em Administração -Habilitações em Marketing e Comércio Exterior, coordenador da Pós-Graduação e Extensão e professor de cursos de Graduação e de Pós-Graduação da Católica de Santa Catarina.

Maria José Carvalho de Souza Domingues, Universidade Regional de Blumenau

http://lattes.cnpq.br/1216257320382231 Possui graduação em Ciências da Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professora titular da Universidade Regional de Blumenau/FURB. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da administração e contabilidade, gestão universitária e gestão de organizações complexas.

Downloads

Publicado

30/07/2015

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)