Estudo exploratório sobre o papel da controladoria na gestão das organizações

Autores

  • Luciano Ferreira da SILVA PUCSP/Discente UNINOVE/Docente
  • Paula RIBEIRO UNINOVE/discente
  • Alessandra do NASCIMENTO UNINOVE/Discente
  • Roberto Kupper JORGE UNINOVE/ Docente

DOI:

https://doi.org/10.18227/rarr.v4i1.2080

Palavras-chave:

Controller, Controladoria, Gestão

Resumo

As organizações trabalham para se manterem competitivas diante de seus concorrentes. Dessa forma, necessitam de planejamento e controle organizacionais apropriados e que as direcionem para uma tomada de decisão mais acertada, visando assim maximizar os seus resultados levando em conta os seus recursos disponíveis. Com base neste contexto, este trabalho teve como finalidade demonstrar a importância da controladoria e de suas ferramentas para a gestão de uma organização. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória do tipo bibliográfica e documental. Além disso, foi realizada entrevista com perguntas estruturadas com 54 pessoas ligadas a esta área. Para a análise utilizou-se uma abordagem qualitativa dos dados. Assim, foi possível identificar que a área de controladoria fornece apoio e alinha as informações da organização como um todo, isto torna a tomada de decisão dos gestores mais coerente e confiável, o que contribui para alcançar os resultados desejados. Além disso, verificou-se que com a implementação da função da controladoria pôde-se obter um melhor conhecimento dos processos da organização e otimização dos recursos da mesma.

Biografia do Autor

Luciano Ferreira da SILVA, PUCSP/Discente UNINOVE/Docente

Graduado em Administração de Empresas, Especialista em Psicologia Organizacional, Especialista em Administração de Recursos Humanos; Mestre em Administração, Comunicação e Educação na Universidade São Marcos; Doutorado em Administração em andamento na PUCSP.

Paula RIBEIRO, UNINOVE/discente

graduada em administração de empresas.

Alessandra do NASCIMENTO, UNINOVE/Discente

graduada em administração de empresas.

Roberto Kupper JORGE, UNINOVE/ Docente

Mestre em administração de empresas; especialista em finanças empresariais; graduado em administração de empresas. Docente na UNINOVE.

Downloads

Publicado

01/06/2014

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)