Análise da necessidade de revisão do plano ambiental da Usina Hidrelétrica Governador Ney Amintas de Barros Braga

Autores

  • marines rute oliveira Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE
  • Andrielly Arenhart Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste.
  • Franciele Ani Coavilla Follador Universidade estadual do Oeste do Paraná-Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.18227/rarr.v4i1.2077

Palavras-chave:

Impacto ambiental, Energia renovável, Sustentabilidade Socioeconômica, Plano Diretor.

Resumo

As usinas hidrelétricas são consideradas fontes de energia limpa e são indispensáveis para a garantia de suprimento de energia nos próximos anos em nosso país. Elas podem ocasionar desenvolvimento para as regiões em que são instaladas, mas sua construção quase sempre provoca impactos socioambientais sérios e irreversíveis. Neste contexto, o presente artigo procurou analisar a necessidade da revisão dos Planos Diretores da Usina de Segredo dos anos de 2002 e 2008 quanto ao zoneamento próximo ao reservatório para a garantia da sustentabilidade socioeconômica e ambiental de um local após a instalação da Usina. Sendo que para este estudo foi verificado o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório da usina Hidrelétrica de Segredo, localizada nas regiões sudoeste e centro-sul do estado do Paraná. Para atender aos objetivos, utilizou-se como metodologia a análise comparativa entre o Plano Ambiental realizado em 2008 pelo LACTEC- Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento e o de 2002. Os resultados revelam que embora a usina tenha trazido benefícios para a região, o pagamento de ICMS e demais compensações financeiras não demonstraram ser decisivos para as transformações dos municípios. Observou-se também alterações nos dados socioeconômicos e ambientais em 2008 em comparação aos dados de 2002, justificando portanto, a necessidade de constante avaliação dos planos estipulados no momento da construção de uma usina hidrelétrica, bem como sua adequação de acordo com as necessidades dos municípios afetados no decorrer dos anos.

Biografia do Autor

marines rute oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE

Economista, especialista em Administração estratégica e mestranda do curso de Gestão e desenvolvimento regional pela Unioeste.

Andrielly Arenhart, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste.

Graduada em Hotelaria e Gestão Ambiental, especialista em elaboração, avaliação e gerenciamento de projetos e mestranda do curso de Gestão e Desenvolvimento Regional pela Unioeste.

Franciele Ani Coavilla Follador, Universidade estadual do Oeste do Paraná-Unioeste

Doutora em Engenharia Agrícola e professora do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Unioeste.

Downloads

Publicado

01/06/2014

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)