Discutindo o papel estratégico da informação na gestão contemporânea

Autores

  • Elson Baladeli Faculdade Alfa Brasil - UNIALFA

DOI:

https://doi.org/10.18227/rarr.v3i2.1301

Palavras-chave:

informação, gestão da informação, organização

Resumo

Este artigo aborda a mudança no paradigma organizacional com foco na gestão do conhecimento em que a informação passa no contexto da sociedade da informação a representar um imperativo de competitividade e diferencial no mercado cada vez mais globalizado. Em face ao advento da era da informação as comunicações configuram-se como flexíveis, dinâmicas, velozes, diretas e em tempo real, mas a informação continua sendo um dos capitais estratégicos das organizações (DRUCKER, 1986; KLEIN, 1998; DAVENPORT, 1998; SOMOGYI e GALLIERS, 2003; O’BRIEN e MARAKAS, 2013). Nesse cenário, a informação ascende como capital e bem material valioso para a tomada de decisão no mundo corporativo globalizado Drucker (1999) e Chiavenato (2004). Assim, a proposta deste artigo é abordar a gestão estratégica da informação na organização e apontar como uma gestão integrada de informação pode favorecer nos negócios e na construção de conhecimento na organização.

Biografia do Autor

Elson Baladeli, Faculdade Alfa Brasil - UNIALFA

Bacharel em Administração - Universidade Estadual do Oeste do Paraná -UNIOESTE Pós-Graduando em Redes de Alta Velocidade - UNIALFA Técnico em Redes Pleno Cia de Informática do Paraná - CELEPAR.

Downloads

Publicado

02/12/2013

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)