Experiências pedagógico-didáticas em Sistema de Informações Geográficas na formação inicial do professor de Geografia

o exemplo do QGIS no Ensino Fundamental II

Autores

  • Iomara Barros de Sousa Professora Adjunta no Departamento de Geografia e Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense _Campus Angra dos Reis. Área: Ensino de Geografia
  • Heithor Guimarães Freitas Universidade Federal Fluminense (UFF)/Campos dos Goytacazes
  • Késia Oliveira Willemen de Abreu Gomes Universidade Federal Fluminense (UFF)/Campos dos Goytacazes
  • Ludimila Batista Alcântara Universidade Federal Fluminense (UFF)/Campos dos Goytacazes

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v17i46.6366

Palavras-chave:

Geotecnologias, Formação de professor, Cartografia, Ensino de Geografia

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar as atividades cartográficas desenvolvidas no Ensino Fundamental II e Ensino Médio com o uso do QGIS 2.8 por estudantes de licenciatura em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), de Campos dos Goytacazes/RJ. Adotamos a metodologia pesquisa-ação para proporcionar aos licenciandos experiências didáticas que utiliza Sistema de Informações Geográficas (SIG) no ensino de Cartografia no decorrer da formação inicial, mobilizando, a apropriação dessa geotecnologia suas futuras práticas educativas em Geografia. Tendo isso em vista, o curso de extensão SIGEOPROF (Sistema de Informações Geográficas na Formação Inicial do Professor de Geografia) propiciou aos licenciandos articular teoria e prática de SIG na escola. Os resultados obtidos por meio de experiências com QGIS no ensino de Cartografia em escolas públicas de Campos dos Goytacazes/RJ, despertaram novos olhares quanto à utilização da tecnologia de mapeamento em ações didáticas, em meio digital ou analógico, para formação de sujeitos capazes de ler e interpretar crítica e conscientemente o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iomara Barros de Sousa, Professora Adjunta no Departamento de Geografia e Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense _Campus Angra dos Reis. Área: Ensino de Geografia

Licenciada (2007) e bacharel (2010) em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Educação Básica modalidade no ensino de Geografia pela Faculdade de Formação de Professores (FFP)/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Mestre em Geografia (2014) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Rio Claro/SP (2018). Têm experiência em Ensino de Geografia, Cartografia Escolar e em Geotecnologias aplicadas ao ensino de Geografia na Educação Básica e no Ensino Superior. É membro do Conselho Científico da Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC). Possui experiências como professora regente no Ensino Fundamental I e docente de Geografia no Ensino Fundamental II, no Ensino Médio, bem como lecionou no Ensino Superior.

Heithor Guimarães Freitas, Universidade Federal Fluminense (UFF)/Campos dos Goytacazes

Estudante do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF)/Campos dos Goytacazes

Késia Oliveira Willemen de Abreu Gomes, Universidade Federal Fluminense (UFF)/Campos dos Goytacazes

Estudante do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF)/Campos dos Goytacazes

Ludimila Batista Alcântara, Universidade Federal Fluminense (UFF)/Campos dos Goytacazes

Estudante do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF)/Campos dos Goytacazes

Referências

BACKER, T. KERSKI, J. HUYNH, N Tu. VIEHRIG, K. BEDNARZ, Sarah. Call for an Agenda and Center for GIS Education Research. Review of International Geographical Education Online, Turquia, v. 2, n. 3, p. 254-288, 2012. Disponível em:<http://rigeo.org/vol2no3/RIGEO-V2-N3-1.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Geografia. Brasília: MEC, 2018. Disponível em:< http://www.basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 21 mar. 2019.

CASTELLAR, S M V. A Cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA, R D de (Org.). Novos rumos da Cartografia escolar – currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011. 7, p. 121- 135.

DI MAIO, A. C. Geotecnologias Digitais no Ensino Médio: avaliação prática de seu potencial. Tese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2004. 172 f.

MARTINELLI, M. Mapas, gráficos e redes: elabore você mesmo. São Paulo: Oficina de Textos, 2014. 120 p.

MILSON, A. KERSKI, J. DEMIRCI, A. The world at their fingertips: a newage for spatial thinking. In: ______ (Orgs.). International Perspectives on Teaching and Learning with GIS in Secondary Schools. Londres: Springer, 2012. 1, p 1 -11.

NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002. 88 p.

NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: ______ Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. 2, p. 25-46.

OLIVEIRA, L de. O estudo metodológico e cognitivo do mapa. Tese (Livre-docência) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 1977. 234 f.

PONTUSCHKA, N N. PAGANELLI, I CACETE, N H. A Formação Docente e o Ensino Superior. In: ______. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007. 3, p. 87-103.

ROSA, R Geotecnologias na Geografia Aplicada. Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, n.16, p. 81-90, 2005. Disponível em:< http://www.revistas.usp.br/rdg/ article/view/47288 >. Acesso em: 08 jan. 2013.

SIMIELLI, M E R. Cartografia e Ensino – proposta e contraponto de uma obra didática. Tese (Livre-Docência em Geografia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996. 178 f.

SOUSA, I B de.; JORDAO, B F. Geotecnologias como recursos didáticos em apoio ao ensino de Cartografia nas aulas de Geografia do Ensino Básico. Caminhos de Geografia (UFU), Uberlândia, v. 16, n. 53, p. 150-163, 2015. Disponível em:<http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosde

geografia/article/view/27157>. Acesso em: 12 abril. 2015.

SOUZA, J G de.; KATUTA, A M. Geografia e conhecimentos cartográficos. A Cartografia no movimento de renovação da geografia brasileira e a importância do uso de mapa. São Paulo: Unesp, 2001. 166 p.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 136 p.

Downloads

Publicado

31/12/2024