Experiências pedagógico-didáticas em Sistema de Informações Geográficas na formação inicial do professor de Geografia
o exemplo do QGIS no Ensino Fundamental II
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v17i46.6366Keywords:
Geotecnologias, Formação de professor, Cartografia, Ensino de GeografiaAbstract
O objetivo deste texto é apresentar as atividades cartográficas desenvolvidas no Ensino Fundamental II e Ensino Médio com o uso do QGIS 2.8 por estudantes de licenciatura em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), de Campos dos Goytacazes/RJ. Adotamos a metodologia pesquisa-ação para proporcionar aos licenciandos experiências didáticas que utiliza Sistema de Informações Geográficas (SIG) no ensino de Cartografia no decorrer da formação inicial, mobilizando, a apropriação dessa geotecnologia suas futuras práticas educativas em Geografia. Tendo isso em vista, o curso de extensão SIGEOPROF (Sistema de Informações Geográficas na Formação Inicial do Professor de Geografia) propiciou aos licenciandos articular teoria e prática de SIG na escola. Os resultados obtidos por meio de experiências com QGIS no ensino de Cartografia em escolas públicas de Campos dos Goytacazes/RJ, despertaram novos olhares quanto à utilização da tecnologia de mapeamento em ações didáticas, em meio digital ou analógico, para formação de sujeitos capazes de ler e interpretar crítica e conscientemente o mundo.Downloads
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