Transformações Intraurbanas em Cidades Médias da Amazônia
um Estudo do Bairro Cidade Satélite em Boa Vista-RR
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v18i50.8425Palabras clave:
Transformações Intraurbanas., Agentes Produtores do Espaço., Bairro Cidade Satélite.Resumen
O arranjo espacial e as transformações intraurbanas ocorrem por intermédio da atuação de vários agentes promotores do espaço. O objetivo geral deste estudo foi compreender as transformações intraurbanas no bairro Cidade Satélite em Boa Vista-RR, cidade média da Amazônia, a partir da implantação dos conjuntos habitacionais, valorização do espaço em decorrência da melhoria da infraestrutura, dinâmica comercial e mudanças no padrão construtivo. Em relação aos procedimentos metodológicos, realizou-se pesquisa bibliográfica abordando as cidades médias na Amazônia, o espaço urbano e os agentes produtores do espaço urbano, pesquisa documental e observação da área de estudo. Os resultados apontaram que as mudanças que ocorreram no bairro Cidade Satélite são produtos da ação tanto do Estado, quanto do setor imobiliário e dos moradores no processo de produção e reprodução do espaço urbano. Em função dos investimentos públicos e privados, o valor do metro quadrado no bairro se valorizou 494 por cento, entre os anos de 2009 e 2019. Nas principais vias de circulação do bairro Cidade Satélite, constatou-se as transformações no uso do solo, com a crescente implementação de novos estabelecimentos comerciais.
Descargas
Citas
CORRÊA, R. L. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1989.
DIAS, W. S. A territorialização do entorno da escola em Boa Vista – Roraima: contribuições da Geografia para a gestão escolar. 2019. 153 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz Fora, 2019.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico de 2010. Disponível em: <https://censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?uf=14>. Acesso em: 20 abr. 2020.
______. Portal de Mapas, 2017. Disponível em: <https://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#homepage>. Acesso em: 20 abr. 2020.
GONZALES. S.F.N. A Produção da Moradia como Política Pública: construindo um novo paradigma. Brasília: Simplíssimo, 2020.
LEFEBVRE, H. O Direito à Cidade. São Paulo, Centauro, 2006.
OLIVEIRA, V.L.; TRINDADE, J. R. As cidades médias do hinterland amazônico paraense: urbanização e desenvolvimento em período recente. Revista Cadernos cepec. v. 2, n. 3, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/cepec/article/view/6850. Acesso em: 17 mai. 2022.
PEREIRA, J. C. M. Importância e significado das cidades médias na Amazônia: uma abordagem a partir de Santarém (PA). 2004, 139 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento). Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2004.
SOLER, W. A. A Violência Urbana e a sua dinâmica socioespacial nos bairros Santa Tereza, Silvio Leite e Alvorada, Em Boa Vista/RR. 100 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPG-GEO, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2016.
SOUZA, J. S. Novas Tendências de (Re) produção do Espaço Urbano: A Dinâmica Socioespacial dos Condomínios Horizontais Fechados no Município de Boa Vista-RR. 2018. 161 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPG-GEO, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2018.
VERAS, A. T. R. A Produção do espaço urbano de Boa Vista – Roraima. 2009. 235 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humana, Universidade de São Paulo, São Paulo: 2009.
VILLAÇA, F. Espaço intra-urbano no Brasil. 2ª ed. São Paulo: Studio Nobel, FAPESP, Lincoln institute, 2001.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 ACTA GEOGRÁFICA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.