Transformações Intraurbanas em Cidades Médias da Amazônia

um Estudo do Bairro Cidade Satélite em Boa Vista-RR

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v18i50.8425

Keywords:

Transformações Intraurbanas., Agentes Produtores do Espaço., Bairro Cidade Satélite.

Abstract

O arranjo espacial e as transformações intraurbanas ocorrem por intermédio da atuação de vários agentes promotores do espaço. O objetivo geral deste estudo foi compreender as transformações intraurbanas no bairro Cidade Satélite em Boa Vista-RR, cidade média da Amazônia, a partir da implantação dos conjuntos habitacionais, valorização do espaço em decorrência da melhoria da infraestrutura, dinâmica comercial e mudanças no padrão construtivo. Em relação aos procedimentos metodológicos, realizou-se pesquisa bibliográfica abordando as cidades médias na Amazônia, o espaço urbano e os agentes produtores do espaço urbano, pesquisa documental e observação da área de estudo. Os resultados apontaram que as mudanças que ocorreram no bairro Cidade Satélite são produtos da ação tanto do Estado, quanto do setor imobiliário e dos moradores no processo de produção e reprodução do espaço urbano. Em função dos investimentos públicos e privados, o valor do metro quadrado no bairro se valorizou 494 por cento, entre os anos de 2009 e 2019. Nas principais vias de circulação do bairro Cidade Satélite, constatou-se as transformações no uso do solo, com a crescente implementação de novos estabelecimentos comerciais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Raimundo dos Santos Nascimento, Universidade Federal de Roraima

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRR.

Artur Rosa Filho, Universidade Federal de Roraima

Possui Pós-doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo-USP. Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista UNESP-Rio Claro. Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba e Graduação em Geografia pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Roraima. Foi chefe do departamento de Geografia da UFRR. Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFRR. Foi Presidente do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica por dois anos. Avaliador ad hoc de projetos de iniciação científica. Supervisor de Pós-doutorado. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, favelas, remoção e reurbanização, áreas de risco, deslizamentos de encostas e percepção. Coordena o Laboratório de Pesquisas e Estudos Socioambientais-LAPES do Departamento de Geografia da UFRR, que desenvolve pesquisas em três linhas: Áreas de Risco, cidadania e meio ambiente; Desigualdades socioambientais; Políticas públicas de habitação popular. Foi editor chefe da Revista Acta Geográfica de 2015 a 2019. É atualmente, Diretor do Instituto de Geociências-IGEO (2023-2026). Integra a Rede de Estudos sobre Pequenas Cidades, Mikripoli.

References

CORRÊA, R. L. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1989.

DIAS, W. S. A territorialização do entorno da escola em Boa Vista – Roraima: contribuições da Geografia para a gestão escolar. 2019. 153 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz Fora, 2019.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico de 2010. Disponível em: <https://censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?uf=14>. Acesso em: 20 abr. 2020.

______. Portal de Mapas, 2017. Disponível em: <https://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#homepage>. Acesso em: 20 abr. 2020.

GONZALES. S.F.N. A Produção da Moradia como Política Pública: construindo um novo paradigma. Brasília: Simplíssimo, 2020.

LEFEBVRE, H. O Direito à Cidade. São Paulo, Centauro, 2006.

OLIVEIRA, V.L.; TRINDADE, J. R. As cidades médias do hinterland amazônico paraense: urbanização e desenvolvimento em período recente. Revista Cadernos cepec. v. 2, n. 3, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/cepec/article/view/6850. Acesso em: 17 mai. 2022.

PEREIRA, J. C. M. Importância e significado das cidades médias na Amazônia: uma abordagem a partir de Santarém (PA). 2004, 139 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento). Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2004.

SOLER, W. A. A Violência Urbana e a sua dinâmica socioespacial nos bairros Santa Tereza, Silvio Leite e Alvorada, Em Boa Vista/RR. 100 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPG-GEO, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2016.

SOUZA, J. S. Novas Tendências de (Re) produção do Espaço Urbano: A Dinâmica Socioespacial dos Condomínios Horizontais Fechados no Município de Boa Vista-RR. 2018. 161 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPG-GEO, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2018.

VERAS, A. T. R. A Produção do espaço urbano de Boa Vista – Roraima. 2009. 235 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humana, Universidade de São Paulo, São Paulo: 2009.

VILLAÇA, F. Espaço intra-urbano no Brasil. 2ª ed. São Paulo: Studio Nobel, FAPESP, Lincoln institute, 2001.

Published

31/12/2024