A Faixa de Fronteira Sul-mato-grossense entre Brasil e Paraguai: o comportamento do Emprego e da Renda
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v16i42.6536Palabras clave:
Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), Borda Fronteira Brasil/Paraguai, Subdesenvolvimento.Resumen
O presente artigo consiste em compreender a estrutura econômica dos municípios Sul-mato-grossenses que estão inseridos na faixa de fronteira com o Paraguai e são considerados prioritários para ações da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e de seus programas na promoção do crescimento e desenvolvimento econômico. O subdesenvolvimento constatado nos municípios fronteiriços e a intenção de políticas públicas para resolvê-lo, foi estudada desde o período inicial da PNDR em 2007 até o ano de 2016, observando a evolução da geração do emprego e da renda com base nos dados do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Verificou-se que mesmo sendo um dos objetivos da PNDR de fortalecer as estruturas produtivas dos municípios para geração de emprego e renda, a base produtiva dos municípios pouco evoluiu e a geração de emprego e renda se agravou a partir de 2012.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 ACTA GEOGRÁFICA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.