A Faixa de Fronteira Sul-mato-grossense entre Brasil e Paraguai: o comportamento do Emprego e da Renda

Authors

  • Alexandre Souza Corrêa Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Zelimar Soares Bidarra Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v16i42.6536

Keywords:

Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), Borda Fronteira Brasil/Paraguai, Subdesenvolvimento.

Abstract

O presente artigo consiste em compreender a estrutura econômica dos municípios Sul-mato-grossenses que estão inseridos na faixa de fronteira com o Paraguai e são considerados prioritários para ações da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e de seus programas na promoção do crescimento e desenvolvimento econômico. O subdesenvolvimento constatado nos municípios fronteiriços e a intenção de políticas públicas para resolvê-lo, foi estudada desde o período inicial da PNDR em 2007 até o ano de 2016, observando a evolução da geração do emprego e da renda com base nos dados do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Verificou-se que mesmo sendo um dos objetivos da PNDR de fortalecer as estruturas produtivas dos municípios para geração de emprego e renda, a base produtiva dos municípios pouco evoluiu e a geração de emprego e renda se agravou a partir de 2012.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alexandre Souza Corrêa, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Graduado em Ciências Econômicas; Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFDG), Dourados-MS, Brasil.

Zelimar Soares Bidarra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Graduada em Serviço Social; Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Professora associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Toledo, PR.

Published

09/02/2023