Elaboração e desenvolvimento de aula de geografia para educação básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v17i44.5516

Palabras clave:

Geografia, Aprendizagem, Docência.

Resumen

O trabalho ora apresentado, é parte de uma pesquisa maior – desenvolvida com um grupo de professores da Educação Básica, e investigou de que forma eles organizam suas aulas para ensinar os conteúdos curriculares de Geografia. Neste sentido, foram reunidos treze professores do quinto ano do Ensino Fundamental I e lhes perguntado: “De que maneira organizam suas aulas de Geografia para executá-la em sala de aula junto aos seus alunos”? As respostas foram diversificadas viabilizando uma análise a partir da peculiaridade de cada sujeito - docente ao expressar as formas de organização das suas respectivas aulas. Desta forma, procurou-se analisar as respostas dos professores, articulando-as com as discussões teóricas objetivando ajuda-los na compreensão de que ensinar vai além da transformação dos temas curriculares em conteúdo escolar, metodologias, recursos didáticos e objetivos de ensino – isso significa que a aula é um processo de ensino que envolve também outras questões tais como; quem são os sujeitos ali presentes na sala de aula? em que condições estruturais da escola ocorrem as aulas? Neste sentido, a discussão teórica permeando às respostas dos professores e a análise possibilita reflexões além da prática em sala de aula no dia a dia do professor , desta forma, desmistifica a ideia de que o fazer didático pedagógico daria conta de resolver as questões do ensino, quando o mais adequado seria compreender que nenhuma prática em sala de aula se justifica isolada da teoria – a base teórica é o que explica o fazer pedagógico no seu contexto histórico e social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Waldiney Gomes Aguiar, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Professor na Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, doutor em Geografia pela Universidade de São - USP, leciona as disciplina de didática da Geografia e Geografia Escolar

Citas

BACHELARD, Gaston. Filosofia do novo espírito científico. Lisboa: Presença, 1972.

______. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. Capítulos 6 e 7.

BROUSSEAU, Guy. Introdução ao estudo da teoria das situações didáticas: conteúdos e método de ensino. Tradução Camila Bógea. São Paulo: Ática, 2008.

CALLAI, Lana. A Formação do profissional da Geografia. O Professor. Ijui: Ed. Unijui, 2013.

CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; MORAES, Jerusa Vilhena de. Um currículo integrado e uma prática escolar interdisciplinar: possibilidades para uma aprendizagem significativa. In: CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; MUNHOZ, Gislaine Batista (Orgs.). Conhecimentos escolares e caminhos metodológicos. São Paulo: Xamã, 2012.

FORQUIN, Jean Claude. Escola e cultura. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1993.

OLIVEIRA, Lívia de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. Tese (Livre-Docência) – Instituto de Geografia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1978. Série Teses e Monografias, nº 32.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução Ernani F. Rosa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

VESENTINI, José William. O ensino de Geografia no século XXI. Campinas: Pa PAGANELLI, Tomoko Iyda. Para a construção do espaço geográfico na criança. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de (Org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007. PASSINI, Elza. Alfabetização Cartográfica e o livro didático: uma análise crítica. Belo Horizonte: Lê, 1994. pirus, 2004.

NOGUEIRA e CATANI. (Organizadores) Escritos de Educação. Petropolis, RJ: Editoras Vozes, 1998.

Publicado

11/04/2024