Elaboração e desenvolvimento de aula de geografia para educação básica
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v17i44.5516Keywords:
Geografia, Aprendizagem, Docência.Abstract
O trabalho ora apresentado, é parte de uma pesquisa maior – desenvolvida com um grupo de professores da Educação Básica, e investigou de que forma eles organizam suas aulas para ensinar os conteúdos curriculares de Geografia. Neste sentido, foram reunidos treze professores do quinto ano do Ensino Fundamental I e lhes perguntado: “De que maneira organizam suas aulas de Geografia para executá-la em sala de aula junto aos seus alunos”? As respostas foram diversificadas viabilizando uma análise a partir da peculiaridade de cada sujeito - docente ao expressar as formas de organização das suas respectivas aulas. Desta forma, procurou-se analisar as respostas dos professores, articulando-as com as discussões teóricas objetivando ajuda-los na compreensão de que ensinar vai além da transformação dos temas curriculares em conteúdo escolar, metodologias, recursos didáticos e objetivos de ensino – isso significa que a aula é um processo de ensino que envolve também outras questões tais como; quem são os sujeitos ali presentes na sala de aula? em que condições estruturais da escola ocorrem as aulas? Neste sentido, a discussão teórica permeando às respostas dos professores e a análise possibilita reflexões além da prática em sala de aula no dia a dia do professor , desta forma, desmistifica a ideia de que o fazer didático pedagógico daria conta de resolver as questões do ensino, quando o mais adequado seria compreender que nenhuma prática em sala de aula se justifica isolada da teoria – a base teórica é o que explica o fazer pedagógico no seu contexto histórico e social.Downloads
References
BACHELARD, Gaston. Filosofia do novo espírito científico. Lisboa: Presença, 1972.
______. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. Capítulos 6 e 7.
BROUSSEAU, Guy. Introdução ao estudo da teoria das situações didáticas: conteúdos e método de ensino. Tradução Camila Bógea. São Paulo: Ática, 2008.
CALLAI, Lana. A Formação do profissional da Geografia. O Professor. Ijui: Ed. Unijui, 2013.
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; MORAES, Jerusa Vilhena de. Um currículo integrado e uma prática escolar interdisciplinar: possibilidades para uma aprendizagem significativa. In: CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; MUNHOZ, Gislaine Batista (Orgs.). Conhecimentos escolares e caminhos metodológicos. São Paulo: Xamã, 2012.
FORQUIN, Jean Claude. Escola e cultura. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1993.
OLIVEIRA, Lívia de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. Tese (Livre-Docência) – Instituto de Geografia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1978. Série Teses e Monografias, nº 32.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução Ernani F. Rosa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
VESENTINI, José William. O ensino de Geografia no século XXI. Campinas: Pa PAGANELLI, Tomoko Iyda. Para a construção do espaço geográfico na criança. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de (Org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007. PASSINI, Elza. Alfabetização Cartográfica e o livro didático: uma análise crítica. Belo Horizonte: Lê, 1994. pirus, 2004.
NOGUEIRA e CATANI. (Organizadores) Escritos de Educação. Petropolis, RJ: Editoras Vozes, 1998.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 ACTA GEOGRÁFICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.