ANÁLISE FISIOGRÁFICA E DO USO DA TERRA EM MICROBACIAS COM PRODUÇÃO OLERÍCOLA NOMUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA/MT
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v9i20.2002Palabras clave:
Geotecnologia, Morfometria, DrenagemResumen
Nos últimos anos, as bacias hidrográficas têm sido utilizadas como recorte espacial para estudos geográficos, fornecendo condições essenciais para o diagnóstico, análise, planejamento e gestão. Diante do exposto, objetivou-se proceder a análise fisiográfica de 12 microbacias do município de Alta Floresta/MT e relacionar as formas de uso da terra por agricultores olerícolas. Foi realizado processamento digital das imagens do Landsat-2 de 1977, Landsat-5 de 1984, 1994, 2004 e Resourcesat de 2012 no Sistema de Informação Geográfica SPRING. Foram geradas quantificações das classes temáticas no ArcGis 9.2 da Esri; Para a execução do estudo da fisiografia das unidades hidrográficas procedeu-se a análise linear e areal da rede hidrográfica das áreas investigadas. Os resultados apresentaram o padrão de drenagem das microbacias e a susceptibilidade das microbacias quanto ao risco de inundação e, as classes de uso apresentaram o grau de impacto nas APPs no entorno dos canais hídricos e também das nascentes. Conclui-se que há necessidade, a partir da apresentação dos resultados da busca por planejamento e gestão das bacias quanto as formas de uso da terra.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 ACTA GEOGRÁFICA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.