CARTOGRAFIA TÁTIL E O ENSINO DE GEOGRAFIA: A EXPERIÊNCIA DO GLOBO ADAPTADO

Autores/as

  • Barbara Gomes Flaire Jordão Universidade de São Paulo
  • Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Sena Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Ourinhos

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v9i21.1946

Palabras clave:

cartografia tátil, deficiencia visual, globo terrestre

Resumen

A inclusão social é uma tendência mundial, cujo inicio remonta as décadas de 60 e 70 do século XX, e tem como base um novo paradigma de sociedade que começa a se construir, contrapondo-se ao modelo ariano, hegemônico, cartesiano e positivista até então vigente. Há três décadas se vem ensaiando a inclusão escolar no Brasil. Nesta pesquisa o foco foi as pessoas com deficiência visual. São cerca de 35 milhões de brasileiros (IBGE, 2010) que possuem alguma dificuldade de funcionamento da visão. O eixo em que foi focada esta pesquisa se encontra na interdisciplinaridade da Geografia com a Cartografia, trata-se de coordenadas geográficas. Como representar um conteúdo abstrato para um indivíduo com deficiência visual? Dentro da perspectiva da Cartografia Tátil, a produção de um globo terrestre adaptado para este público, a princípio, foi a alternativa encontrada. Porém, através de pesquisa bibliográfica e da avaliação de 90 estudantes, 30 com deficiência e 60 sem deficiência a utilização deste na sala de aula comum confirmou que a Cartografia Tátil não deve ficar confinada as instituições especializadas, mas sim fazer parte do cotidiano escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Barbara Gomes Flaire Jordão, Universidade de São Paulo

Aluna de Mestrado no Programa de Pós- Graduação em Geografia Física da Universidade de São Paulo. Formada em bacharel e Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Ourinhos.

Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Sena, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Ourinhos

Professora Assistente Doutora

Publicado

23/12/2015

Número

Sección

Iniciação Científica