CARTOGRAFIA TÁTIL E O ENSINO DE GEOGRAFIA: A EXPERIÊNCIA DO GLOBO ADAPTADO
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v9i21.1946Palabras clave:
cartografia tátil, deficiencia visual, globo terrestreResumen
A inclusão social é uma tendência mundial, cujo inicio remonta as décadas de 60 e 70 do século XX, e tem como base um novo paradigma de sociedade que começa a se construir, contrapondo-se ao modelo ariano, hegemônico, cartesiano e positivista até então vigente. Há três décadas se vem ensaiando a inclusão escolar no Brasil. Nesta pesquisa o foco foi as pessoas com deficiência visual. São cerca de 35 milhões de brasileiros (IBGE, 2010) que possuem alguma dificuldade de funcionamento da visão. O eixo em que foi focada esta pesquisa se encontra na interdisciplinaridade da Geografia com a Cartografia, trata-se de coordenadas geográficas. Como representar um conteúdo abstrato para um indivíduo com deficiência visual? Dentro da perspectiva da Cartografia Tátil, a produção de um globo terrestre adaptado para este público, a princípio, foi a alternativa encontrada. Porém, através de pesquisa bibliográfica e da avaliação de 90 estudantes, 30 com deficiência e 60 sem deficiência a utilização deste na sala de aula comum confirmou que a Cartografia Tátil não deve ficar confinada as instituições especializadas, mas sim fazer parte do cotidiano escolar.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 ACTA GEOGRÁFICA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.