CARTOGRAFIA TÁTIL E O ENSINO DE GEOGRAFIA: A EXPERIÊNCIA DO GLOBO ADAPTADO

Authors

  • Barbara Gomes Flaire Jordão Universidade de São Paulo
  • Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Sena Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Ourinhos

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v9i21.1946

Keywords:

cartografia tátil, deficiencia visual, globo terrestre

Abstract

A inclusão social é uma tendência mundial, cujo inicio remonta as décadas de 60 e 70 do século XX, e tem como base um novo paradigma de sociedade que começa a se construir, contrapondo-se ao modelo ariano, hegemônico, cartesiano e positivista até então vigente. Há três décadas se vem ensaiando a inclusão escolar no Brasil. Nesta pesquisa o foco foi as pessoas com deficiência visual. São cerca de 35 milhões de brasileiros (IBGE, 2010) que possuem alguma dificuldade de funcionamento da visão. O eixo em que foi focada esta pesquisa se encontra na interdisciplinaridade da Geografia com a Cartografia, trata-se de coordenadas geográficas. Como representar um conteúdo abstrato para um indivíduo com deficiência visual? Dentro da perspectiva da Cartografia Tátil, a produção de um globo terrestre adaptado para este público, a princípio, foi a alternativa encontrada. Porém, através de pesquisa bibliográfica e da avaliação de 90 estudantes, 30 com deficiência e 60 sem deficiência a utilização deste na sala de aula comum confirmou que a Cartografia Tátil não deve ficar confinada as instituições especializadas, mas sim fazer parte do cotidiano escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Barbara Gomes Flaire Jordão, Universidade de São Paulo

Aluna de Mestrado no Programa de Pós- Graduação em Geografia Física da Universidade de São Paulo. Formada em bacharel e Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Ourinhos.

Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Sena, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Ourinhos

Professora Assistente Doutora

Published

23/12/2015

Issue

Section

Iniciação Científica