Ensino de geografia e educação ambiental na perspectiva do lugar

reflexões epistemológicas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v17i45.8396

Keywords:

Ensino de Geografia, Educação Ambiental, Lugar, Espaço Vivido

Abstract

O presente manuscrito faz uma reflexão sobre o ensino de Geografia no Brasil, bem como um “passeio” pela história do pensamento ambiental, onde aborda a Educação Ambiental (EA) na perspectiva do espaço vivido. Nesse contexto, tem-se como objetivo analisar o ensino de Geografia com ênfase na EA na perspectiva do lugar. Os procedimentos metodológicos foram efetivados numa sólida pesquisa bibliográfica, com referenciais teóricos voltados às discussões e resultados. Por fim, é relevante destacar a categoria de análise geográfica de Lugar sob o alicerce do ensino de Geografia e da EA na compreensão do espaço vivido.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gilcimar Maysonnave da Luz, Secretaria de Educação do Estado de Roraima - SEED/RR/RR

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Roraima

Lúcio Keury Almeida Galdino, Universidade Estadual de Roraima

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará.

References

ALVES, I. M. C.; ROSA, O. Um olhar sobre o trabalho de campo na Educação Ambiental. Minas Gerais, 2012.

AMORIM, L.; FRATTOLILLO, A. B. R. Trabalho de campo e prática de educação ambiental e geográfica. São Paulo, 2014.

CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.

COUTO, M. A. C. Base Nacional Comum Curricular-BNCC Componente Curricular: Geografia. In: Revista Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE), Dourados, v.12, n.19, p.183-203, jul.-dez./2016. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6379/3330>. Acesso em: 02 de jul. 2022.

DUARTE, E. et al. Educação Ambiental: Reflexões Epistemológicas no Contexto Geo-Histórico. In: Planeta Amazônia: Revista Internacional de Direito Ambiental e Políticas Públicas, Amapá, v. 13, 2021. Disponível em: <https://periodicos.unifap.br/index.php/planeta/article/view/7506>. Acesso em: 13 de jun. 2022.

FABRI, A. A evolução do pensamento ambientalista desde suas origens até a proposta contemporânea da sustentabilidade. In: Anais: Eletrônicos do 14º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia – 14º SNHCT. UFMG, Minas Gerais, 2014, 16 p.

FELICIANO, L. A. dos. S. O ensino de Geografia no Brasil: Do Colégio Pedro II a Universidade de São Paulo - 1837 a 1934. In: Anais: VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD, CATEDRA UNESCO), Curitiba, 2017, 13 p.

FERNANDES, M. J. da. S. A Geografia como Disciplina Escolar: Breve Trajetória. Bauru, SP. 2015.

GIL, A. C. Como elaborar projetos. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.

LEFEBVRE, H. La presencia y laausencia: contribución a lateoría de lasrepresentaciones. México. Fundo de Cultura Econômica, 2006.

LEIS, H. R.; D’AMATO, J. L. O Ambientalismo como Movimento Vital: Análise de suas Dimensões Histórica, Ética e Vivencial. In: CAVALCANTI, C. et al. (Org.). Desenvolvimento e natureza: Estudos para uma sociedade sustentável. INPSO/FUNDAJ, Instituto de Pesquisas Sociais. Fundação Joaquim Nabuco. Ministério de Educação. Governo Federal. Recife, Brasil. 1994. p. 44-61.

LOUREIRO, C. F. B. Educação Ambiental Transformadora. In: LAYRARGUES, P. (Coord.). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. p. 65-84.

MENDES, R. A; SOUSA, E. da S; PEREIRA, A. J. A importância da categoria lugar no ensino de Geografia: Um estudo de caso na Escola Estadual Modelo em Araguaína – TO. In: Revista Tocantinense de Geografia, Araguaína, n. 11, p. 153-169, set.-dez./2017. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/3715/12240>. Acesso em: 09 de jun. 2022.

MORAES, A. C. R. Geografia: Pequena história crítica. 21ª. ed. São Paulo: Annablume, 2007.

MOREIRA, R. O Pensamento Geográfico Brasileiro vol. 1.As matrizes clássicas originárias. 2ª Ed. São Paulo. Ed. Contexto 2015.

PORTELA, M. B; VIANA, B. A. da S; LIMA, I. M. de M. F. Educação ambiental na perspectiva do lugar: Ensino Geográfico a partir de experiências vivenciadas pelos discentes do plano nacional de formação de professores da educação básica / Universidade Federal do Piauí. In: Revista Form@re - Parfor/UFPI, Teresina, v. 1, n. 1, p. 140-157, jul.-dez./2013. Disponível em: <https://revistas.ufpi.br/index.php/parfor/article/view/1529/1106>. Acesso em: 09 de jul. 2022.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 277 p.

ROCHA, G. O. R. da. Uma breve história da formação do(a) professor(a) de Geografia no Brasil. In: Revista Terra Livre, São Paulo, n.15, p. 129-144, 2000. Disponível em: <https://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/terralivre/article/view/364/346>. Acesso em: 09 de jun. 2022.

SANTOS, M. A natureza do espaço: Técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. 6ª. Ed. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo. 2012.

SANTOS, N. C. de L; FERNANDES, M. J. C. A trajetória do ensino de geografia no Brasil. In: Anais: Congresso Nacional da diversidade do semiárido – CONADIS, Campina Grande: Realize Editora, 2018, 12 p.

SILVEIRA, D. T; CÓRDOVA, F. P. A Pesquisa Científica. In: GERHARDT, T. E; SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 31-42.

TUAN, Y. Topofilia: um Estudo da Percepção, Atitudes e Valores do Meio Ambiente. Tradução: Lívia de Oliveira. – Londrina: Eduel, 2012.

Published

31/12/2024