Morar e trabalhar na Região Metropolitana de Belo Horizonte
a relação entre migração e mobilidade pendular
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v19i52.5561Keywords:
migração, mobilidade pendular, espaço urbanoAbstract
O artigo analisa a evolução na última década da relação entre os fluxos migratórios e os fluxos pendulares motivados pelo trabalho no interior da RMBH. A análise dos fluxos de pendularidade na RMBH tem como pano de fundo a grande concentração das atividades geradoras de emprego na capital, que traduz uma estrutura espacial fortemente polarizada pelo núcleo central, inibidora do surgimento de centralidades intermediárias no espaço metropolitano. Dados apresentados mostram que, embora o volume dos fluxos migratórios intrametropolitanos, acompanhando tendências nacional, tenha reduzido na década 2000-2010 em 18,3%, os movimentos pendulares ampliaram em 54,5%. O artigo analisa a dinâmica espacial desses dois fluxos, e destaca a alta correlação estatística existente entre a migração e o contra-fluxo da pendularidade, correspondência que se manteve praticamente inalterada na última década. Se nas últimas décadas milhares de pessoas foram compelidas a sair de Belo Horizonte, por força dos mecanismos de expulsão do mercado imobiliário, e a contrapartida de terrenos baratos em municípios periféricos, os resultados apresentados mostram que seus vínculos com o core mantiveram-se fortes, o que as obrigam a percorrer diariamente dezenas de quilômetros para chegar ao trabalho. O direito à mobilidade parece estar posto em xeque, e a extensão das infraestruturas associadas ao transporte de massa, além de onerosa, parece não resolver, no médio prazo, problemas cuja gênese vem de muitas décadas atrás.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 ACTA GEOGRÁFICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.







