APTIDÃO AGRÍCOLA DOS SOLOS DA ÁREA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GOIANA NO ESTADO DE PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v14i36.4903Keywords:
Conservação. Potencial agrícola. Uso do solo.Abstract
O uso inadequado do solo pode causar problemas ambientais. Nesse sentido, são necessários estudos que indiquem seu melhor uso para as atividades agrícolas, pois dele são extraídos os principais alimentos para a sobrevivência humana. Neste trabalho discutem-se questões sobre o potencial agrícola da bacia hidrográfica do rio Goiana em dois níveis de manejo, média (B) e alta tecnologia (C), indicando os tipos de manejos mais adequados às suas condições ambientais. A referida área em estudo localiza-se no estado de Pernambuco na sua porção oriental norte e abrange uma área de 2.829,04 km². Utiliza-se a metodologia de Avaliação da aptidão agrícola das terras, que consiste em uma avaliação física das terras, fundamentada nas suas qualidades e em níveis de manejo para diferentes usos. Para tal, constitui-se por cinco fatores para avaliar as condições agrícolas: deficiência de oxigênio, deficiência de fertilidade, deficiência de água, suscetibilidade a erosão e impedimentos à mecanização. O nível de manejo mais indicado para os solos da bacia hidrográfica do rio Goiana é o B. A declividade foi um importante fator limitante das formas de utilização do solo da área. Existem alguns casos em que o nível de manejo C é indicado para utilização, sendo de forma restrita para os Neossolos Flúvicos na área de clima tropical úmido e regular na área dos Luvissolos presente no clima semiárido.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 ACTA GEOGRÁFICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.