Chamada para publicação Repi n. 4 - Dossiê Educação e Interculturalidade
Dossiê Educação e Interculturalidade
Está aberta a chamada para o Dossiê Educação e Interculturalidade.
Prazo final para submissão de artigos: 10 de novembro de 2023.
Publicação prevista para o segundo semestre de 2024.
Refletir sobre os processos educativos e as suas implicações interculturais nos leva a uma imersão em um conjunto complexo de relações que inclui questões étnicas e linguísticas, mas também geracionais: de gênero e sexualidade, diversidades funcionais, territoriais, étnicas e todo um outro espectro de relações de diferenças de situações profundamente humanas. Pensar a interculturalidade a partir das experiências dos sujeitos da/na educação traz à tona, visibiliza, as interseções vivenciadas concretamente pelos sujeitos e grupos que interagem nas salas de aula das escolas e em outros espaços educativos.
Nesse contexto, perguntamos de quem é a questão da diversidade? Ou quem trata da diversidade? É uma preocupação ética em relação a qualquer outra figura de alteridade? Ou uma obsessão de tipo legal /legalista em relação a outra já tipificada por nós? E diante da pergunta do outro, implícita nesses discursos, nos perguntamos: de quem é essa pergunta? É uma pergunta nossa sobre o outro? Uma pergunta que é direcionada para o outro? Uma pergunta que pressupõe que o outro é quem deve obrigatoriamente responder? Ou é uma pergunta que pertence ao outro, sua propriedade, uma pergunta que nos chega do outro?
Trata-se de uma temática que perpassa as dimensões de identidade, cultura, saber e poder, que na contemporaneidade se tem incorporado, na sua formalidade, em alguns discursos da ordem que ainda mantem seu espírito homogeneizador e de controle. Por outro lado, também se entende a interculturalidade como um processo permanente de relacionamento, comunicação e aprendizado entre pessoas, grupos, conhecimentos, de diferentes valores e tradições, visando gerar, construir e fomentar o respeito mútuo, para um pleno desenvolvimento das capacidades dos indivíduos, acima de suas diferenças culturais e sociais. Igualmente, a partir da ideia de interculturalidade, alguns sujeitos tentam romper com a história hegemônica de uma cultura dominante e outras subordinadas e, assim, reforçar identidades tradicionalmente excluídas para construir, na vida cotidiana, uma convivência de respeito e legitimidade entre todos os grupos da sociedade.
Neste contexto temático, convidamos a pesquisadoras e pesquisadores para participar como autor(es) de artigos (de pesquisa/criação ou de revisão teórica) que farão parte deste dossier especial da Revista Educação, Pesquisa e Inclusão (REPI) do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
É nosso objetivo com este dossier motivar o desenvolvimento e disseminação de pesquisas e experiências de ensino, aprendizagem e formação de professores que partam da consideração e respeito da diversidade cultural e promovam a sua coexistência em diferentes tempos e espaços.
Organização:
Dr. Adrián José Padilla Fernández, Professor visitante / UFRR, Brasil
Dra. Karla Colares Vasconcelos, Curso de Licenciatura em Educação do Campo / UFRR, Brasil
Dra. Raquel Endalécio Martins, Curso de Licenciatura em Educação no Campo / UFRR, Brasil
Prazo final para submissão de artigos: 10 de novembro de 2023.
Publicação prevista para o segundo semestre de 2024.
Normas para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade do texto em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- A contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- Cabe aos autores completar corretamente a página de metadados referente à sua submissão, inclusive com sua biografia atualizada.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Os artigos deverão ser submetidos sem identificação de autor no corpo do texto. Todos os artigos passarão por avaliação duplo-cega por pares, e devem ser encaminhados à seção da revista a que mais se adequarem.
- Caso o texto possua imagens, elas devem apresentar pelo menos 200 dpi, com resolução adequada para publicação. É fundamental que os direitos autorais sejam respeitados.
- Os títulos devem ser inseridos em português e inglês, seguidos dos respectivos resumos e palavras-chaves nos dois idiomas.
Para mais informações entre em contato: repi@ufrr.br