CONSTRUÇÃO SOCIAL DE MERCADOS AGROALIMENTARES E A ATER: DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO DO SERTÃO OCIDENTAL DE SERGIPE
Palabras clave:
Mercados agroalimentares, ATER, Desenvolvimento rural, Agricultura familiar.Resumen
É reconhecido que o Século XXI é marcado por transformações socioprodutivas ligadas a alteração do papel e da maneira de enxergar o rural contemporâneo e neste contexto, ganha força o debate sobre como pode-se produzir melhor para alimentar os centros urbanos, assim como as ações de desenvolvimento rural tendem a enfatizar novas configurações da cadeia de abastecimento alimentar, sendo um elemento crucial para essas estratégias, o incentivo a práticas como a agricultura orgânica e a venda direta ao consumidor através de cadeias curtas. O objetivo do trabalho em tela consiste em analisar a tipologia dos mercados acessados agricultores familiares do Território do Sertão Ocidental de Sergipe (TSOS), relacionando com a relevância da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) como uma ação capaz de apoiar a construção social de mercados agroalimentares. Além da fundamentação teórica, ressalta-se a coleta de dados primários, e a análise de sessenta questionários semiestruturados aplicados aos agricultores familiares que rebem ou não ATER. Destaca-se ainda, entrevistas com os consumidores e vendedores de alimentos da agricultura familiar, assim como entrevistas em órgãos e empresas de ATER, fundamentando o debate em torno de questões relacionadas aos mercados acessados, desafios da matriz produtiva, estratégias e entraves para o desenvolvimento do TSOS. Percebe-se a importância da construção de mercados que garantam a reprodução da agricultura familiar, sendo possível evidenciar e relacionar quatro tipos no caso do TSOS. No entanto, o mercado classificado como local ou territorial acaba sendo o mais presente na vida das famílias rurais do território em questão, sendo dominado pela figura do intermediário comerciante, o qual, possui interesses e mecanismos para a circulação das mercadorias de origem agrícola, consequentemente, acabam dominando os mercados convencionais, e consequentemente, atuando nas esferas locais e globais.