EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA EM PARQUE ESTADUAL NO PARÁ: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA

Authors

  • José Bittencourt da Silva Universidade Federal do Pará
  • Maria Cecília Maria Cecília de Paula Silva Universidade Federal da Bahia

Abstract

Este artigo analisa o Projeto de Educação Ambiental Saneamento e Cidadania desenvolvido no Parque Estadual do Utinga pela Companhia de Saneamento do Pará. Resultante de informações bibliográficas, documentais e pesquisa de campo com viés etnográfico, o texto ressalta as características preservacionistas do Projeto, o qual ratifica a hegemonia ideológico-conceitual das análises conservadoras que dominam a EA no estado do Pará.

Author Biographies

José Bittencourt da Silva, Universidade Federal do Pará

Sociólogo e especialista em Ciência Política (IFCH/Universidade Federal do Pará – UFPA), mestre em Planejamento do Desenvolvimento e doutor em Ciências Ambientais (Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA/UFPA). Atua como professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica.

Maria Cecília Maria Cecília de Paula Silva, Universidade Federal da Bahia

Pós-doutora em Sociologia e Antropologia na Universidade de Estrasburgo/França. É professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação e graduação da Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia.

Published

04/08/2017

How to Cite

da Silva, J. B., & Silva, M. C. M. C. de P. (2017). EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA EM PARQUE ESTADUAL NO PARÁ: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA. REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA, 11(1), 75–86. Retrieved from http://revista.ufrr.br/rga/article/view/4148