EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA EM PARQUE ESTADUAL NO PARÁ: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA

Autores

  • José Bittencourt da Silva Universidade Federal do Pará
  • Maria Cecília Maria Cecília de Paula Silva Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este artigo analisa o Projeto de Educação Ambiental Saneamento e Cidadania desenvolvido no Parque Estadual do Utinga pela Companhia de Saneamento do Pará. Resultante de informações bibliográficas, documentais e pesquisa de campo com viés etnográfico, o texto ressalta as características preservacionistas do Projeto, o qual ratifica a hegemonia ideológico-conceitual das análises conservadoras que dominam a EA no estado do Pará.

Biografia do Autor

José Bittencourt da Silva, Universidade Federal do Pará

Sociólogo e especialista em Ciência Política (IFCH/Universidade Federal do Pará – UFPA), mestre em Planejamento do Desenvolvimento e doutor em Ciências Ambientais (Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA/UFPA). Atua como professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica.

Maria Cecília Maria Cecília de Paula Silva, Universidade Federal da Bahia

Pós-doutora em Sociologia e Antropologia na Universidade de Estrasburgo/França. É professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação e graduação da Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

04-08-2017

Edição

Seção

Artigos