A inclusão digital dos/as alunas/os das escolas públicas no ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v4i1.7903

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Educação à Distância (EAD);, Juventude, Inclusão Digital.

Resumo

O presente estudo aborda a inclusão digital para as/os discentes no período da pandemia. Temos como objetivo geral compreender o processo de adesão ao ensino remoto para os/as discentes nas instituições públicas de ensino em nível médio e básico. Nos objetivos específicos, entender as concepções de ensino remoto e educação à distância. Identificar as condições de acesso dos/as alunos/as à modalidade de ensino remoto na Pandemia. Apontar as estratégias/métodos utilizados na elaboração/continuação do Ensino remoto. O método de análise utiliza revisão integrativa, com a escolha de cinco artigos. Como descritor se utilizou-se “ensino remoto”. Nas considerações finais aponta-se o acesso precário e não acesso em muitos casos ao ensino remoto pelas camadas vulneráveis. Concluímos a diferença entre ensino remoto e à distância. Sendo o primeiro uma adaptação do presencial ao meio virtual, enquanto o EAD é totalmente virtual e assincrônico.

Biografia do Autor

Gabriele Azevedo Rocha, Faculdade do Maciço de Baturité

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (2019). Pesquisadora das categorias educação, trabalho, práxis social e juventude. Atualmente atuando na área  socioeducativa desde Dez/2022.

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Publicado

13/11/2023

Como Citar

ROCHA, G. A. . A inclusão digital dos/as alunas/os das escolas públicas no ensino remoto. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 4, n. 1, 2023. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v4i1.7903. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7903. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Interculturalidade