Desenvolvimento de ambiente mobile gamificado com recursos de geolocalização e Realidade Aumentada para o fortalecimento do turismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2447-7028rct.v97318

Palavras-chave:

Aplicativo Android, Gamificação do turismo, Geolocalização, Realidade Aumentada

Resumo

A expansão dos estudos sobre Realidade Aumentada (RA) associada à geolocalização possibilita a análise da eficiência de sua aplicabilidade em diversas áreas, como o turismo, área estratégica para o desenvolvimento econômico de uma região. É nesse contexto que este artigo apresenta o desenvolvimento de uma aplicação mobile orientada por princípios de gamificação, implementados a partir das tecnologias de RA e de geolocalização, cuja finalidade é facilitar e promover engajamento em relação ao comportamento de “explorar pontos turísticos de uma cidade”, tendo sido escolhido para este trabalho a cidade de Boa Vista, Roraima. Para tanto, são propostos e descritos passos da construção dessa aplicação que, no final do estudo, culminaram em um exemplo de combinação de ferramentas e técnicas computacionais de implementação da geolocalização e da RA, orientadas pela gamificação, com alto potencial de contribuição para o fortalecimento do turismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22/12/2023

Edição

Seção

Tecnologias da Informação, Comunicação e Energia