Simulações de fenômenos da natureza no ensino de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2447-7028rct.v8i07201

Resumo

Este artigo tem o intuito investigar as possibilidades de uso de simulações de fenômenos da natureza no processo de aprendizagem de conteúdos de física na educação básica e no ensino superior. A partir de uma análise sobre como são tradicionalmente trabalhados os conteúdos de física pelos professores das escolas públicas da educação básica, foi feita inicialmente uma avaliação sobre como a utilização de softwares de modelagens computacionais de fenômenos da natureza, em particular, aquelas do site “PhET Interactive Simulations”, pode tanto contribuir para a compreensão de conceitos fundamentais da física, quanto incentivar e estimular os interesses dos alunos por temas científicos associados ao estudo da natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Brock Domingos, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba

Licenciando em Física pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Caraguatatuba

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba

Licenciado e Bacharel em Física pela UNICAMP (1984).

Licenciado e Bacharel em História pela USP (2000).

Mestre em Física pela USP (1988).

Doutor em Física pela USP (1996).

Docente de Física e Professor Titular do IFSP-Caraguatatuba.

Áreas de interesse: História da Ciência; Ensino de Física; Educação Científica; Divulgação da Ciência; Alfabetização Científica; Educação Matemática

Downloads

Publicado

25/02/2022

Edição

Seção

Ciência e Tecnologia na Educação