Desenvolvimento de um Programa para Análises da Interação Solo-Estrutura em Sapatas

Autores

  • Alexandre Vilaça Silva Universidade Federal de Ouro Preto
  • Fernanda Aparecida Souza Universidade Federal de Lavras
  • Eduardo Souza Cândido Universidade Federal de Lavras
  • Milena Camila de Oliveira Universidade Federal de Lavras
  • Millena Cristina Barros Universidade Federal de Lavras
  • Luisa de Moura Leão Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.18227/rct.v7i0.6994

Resumo

A interação solo estrutura (ISE) é um tema de grande importância no âmbito da construção civil, porém ainda pouco abordado devido à complexidade de análise. Neste contexto, para auxiliar na análise da ISE em sapatas, foi desenvolvido e validado o programa AnISEs, o qual é capaz de fornecer estimativas de recalques, o coeficiente vertical do solo e o coeficiente de mola para sapatas por meio do perfil de sondagem, características das sapatas e pilares além da metodologia a ser utilizada no cálculo dos recalques, de acordo com o meio elástico. O processo de validação consistiu na resolução de problemas descritos na literatura, por meio do qual o software se mostrou rápido, eficiente e aplicável na resolução de problemas relacionados à ISE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Vilaça Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Lavras – UFLA (2021), Mestrando em Geotecnia pela Universidade Federal de Ouro preto – UFOP e integrante da equipe de Engenharia Geotécnica da Golder Associates Brasil Consultoria e Projetos Ltda.

Fernanda Aparecida Souza, Universidade Federal de Lavras

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Lavras – UFLA (2020). Formação técnica em Mecatrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET- MG (2012), com experiência na área de eletroeletrônica industrial e elétrica predial.

Eduardo Souza Cândido, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação (2013), mestrado (2016) e doutorado (2020) em Engenharia Civil, área de concentração em Geotecnia, pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânica dos Solos, atuando principalmente em ensaios especiais de laboratório e campo para determinação de propriedades mecânicas de solos e rejeitos de mineração, modelagem numérica do comportamento destes materiais e métodos numéricos em Geotecnia.

Milena Camila de Oliveira, Universidade Federal de Lavras

Graduada em Engenharia Civil (2020) e Mestranda em Geotecnia Ambiental pela Universidade Federal de Lavras – UFLA. Possui experiência acadêmica na área de geotecnia por meio de estágios, iniciações científicas e trabalho de conclusão de curso.

Millena Cristina Barros, Universidade Federal de Lavras

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Lavras – UFLA (2020). Possui experiência acadêmica na área de geotecnia por meio de estágios, iniciações científicas e trabalho de conclusão de curso.

Luisa de Moura Leão, Universidade Federal de Lavras

Mestranda em Geotecnia Ambiental pela Universidade Federal de Lavras – UFLA, e Pós-Graduanda em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo – USP. Bacharela em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG (2018).

Downloads

Publicado

18/06/2021

Edição

Seção

Engenharia Civil e suas Aplicações