O uso da aprendizagem móvel e técnicas de gamificação como suporte ao ensino de matrizes

Autores

  • Jorge Luiz Cremontti Filho Universidade Federal de Roraima
  • Luciano Ferreira Silva Universidade Federal de Roraima
  • Lindeval Fernandes de Lima Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.18227/rct.v7i0.6990

Resumo

Este artigo propõem uma alternativa para a prática pedagógica utilizando as técnicas de gamificação e o uso dos dispositivos móveis. Para fundamentar o trabalho estudou-se aspectos pedagógicos da aprendizagem móvel  e as técnicas motivacionais da gamificação. E como forma de verificar a validade do estudo realizado desenvolveu-se um aplicativo para dispositivos móveis na plataforma Android, utilizando como tópico de estudo o assunto matrizes e ´ determinantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Cremontti Filho, Universidade Federal de Roraima

Mestre em Matemática pela UFRR. Professor Efetivo da EAGRO-UFRR. Professor Bolsista EAD-UAB-Lincenciatura em Matemática.

Luciano Ferreira Silva, Universidade Federal de Roraima

Professor associado do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Roraima (UFRR). É graduado em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Possui mestrado em Ciências, com ênfase em Computação Gráfica, pelo programa pós-graduação da Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia (2006). Doutorado em Ciências, com ênfase em Computação Gráfica, pelo programa pós-graduação da Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia (2009). Trabalha com pesquisas principalmente nas áreas da Computação Gráfica, Educação e Matemática.

Lindeval Fernandes de Lima, Universidade Federal de Roraima

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e doutorado em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal de Roraima.

Downloads

Publicado

20/10/2021

Edição

Seção

Ciência e Tecnologia na Educação