Efeito da Taxa de Deformação na Microestrutura e Microdureza do Cobre Eletrolítico

Autores

  • Everton Barbosa Nunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará http://orcid.org/0000-0002-0515-7037
  • Antônio Rodolfo Paulino Pessoa Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.18227/rct.v7i0.6815

Resumo

Cobre e suas ligas constituem um dos maiores grupos comerciais, sendo bastante utilizada devido à excelente condutividade térmica e elétrica, boa resistência à corrosão e fácil usinabilidade. O objetivo deste trabalho é avaliar a influência da deformação na microestrutura e microdureza do cobre eletrolítico. Primeiramente, foi realizado tratamento térmico de recozimento. Posteriormente, foram impostas duas taxas de deformações (10 e 20%) por laminação a frio, de modo a verificar a influência destas taxas em relação ao material não deformado. Foram feitas a caracterização microestrutural e ensaio de microdureza, analisando as seções normais e longitudinais à direção de laminação. A taxa de deformação teve influência na morfologia dos grãos, proporcionando grãos mais alongados em relação à direção longitudinal de laminação. Em relação à microdureza foram observados maiores níveis de microdureza para as condições deformadas em relação à condição sem deformação. Não foram observadas diferenças significativas de microdureza em relação à direção normal e longitudinal à direção de laminação para taxa de deformação de 20%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton Barbosa Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em Engenharia e Ciência de Materiais pela Universidade Federal do Ceará. Iniciou sua formação como Técnico em Manutenção Mecânica pelo CEFET-CE, graduou-se em Engenharia Mecânica, e concluiu seu mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais pela Universidade Federal do Ceará (2009). Atualmente é Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará do Campus Pecém (CE).

Downloads

Publicado

20/10/2021

Edição

Seção

Matemática, Física, Química e suas aplicações