Automatização de orçamentos de referência para obras públicas em BIM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/rct.v6i0.6478

Resumo

A composição do orçamento de referência é um dos pontos mais complexos no sistema de licitações. Dentro deste contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a aplicabilidade da abordagem Building Information Modeling – BIM, na elaboração de um orçamento, utilizado como referência para contratos públicos. Para tanto, utilizou-se um software e uma ferramenta subordinada a este software, Revit versão 2018 e Orçabim versão 2018, respectivamente. A modelagem 3D aplicada a um projeto padrão foi analisada e, para a metodologia orçamentária, utilizou-se a ferramenta de automação de retirada de quantitativos. Os resultados obtidos no estudo demonstram as vantagens da aplicabilidade do BIM e poderão contribuir com a disseminação de tal abordagem no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Henrique Costa Coelho Filho, Universidade Estadual do Maranhão

Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão, pós-graduando em BIM pelo instituto IPOG. Possui experiência nas áreas de projetos e orçamentos.

Moisés de Araújo Santos Jacinto, Universidade Federal do Pará

Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Ceuma, pós graduado em Engenharia de Produção pela Uniasselvi. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará. Possui experiência em projetos, orçamentos e fiscalização de obras.

Downloads

Publicado

24/09/2020

Edição

Seção

Engenharia Civil e suas Aplicações