Introdução a Cálculos Quânticos Computacionais em Sistemas Iônicos e Moleculares

Autores

  • Ézio Raul Alves de Sá Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), campus Picos. http://orcid.org/0000-0002-6340-7380
  • Rayla Kelly Magalhães Costa Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Departamento de Química, Teresina, Piauí, 64002-150, Brasil.
  • Rudielson dos Santos Silva Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Departamento de Química, Teresina, Piauí, 64002-150, Brasil.
  • Adenilson Felipe Sousa Silva Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal do Piauí, UFPI, Teresina, Piauí, 64049-550, Brasil.
  • Tiago Linus Silva Coelho Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal do Piauí, UFPI, Teresina, Piauí, 64049-550, Brasil.
  • Francisco das Chagas Alves Lima Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Departamento de Química, Teresina, Piauí, 64002-150, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18227/rct.v6i0.6416

Resumo

O avanço das pesquisas em Química Computacional tem contribuído para o desenvolvimento de diversas áreas além da Química. As atividades realizadas nesse estudo apresentam diferentes aplicações práticas, com a finalidade de auxiliar a compreensão dos estudantes, professores e pesquisadores iniciantes na área. O presente trabalho faz o uso dos softwares GaussView 6 e Gaussian 09 com a aplicação dos métodos de cálculo Hartree-Fock, ab initio e semi-empírico, a fim de se obter as propriedades geométricas, eletrônicas e energéticas dos sistemas iônicos e moleculares. Com isso, é possível compreender conhecimentos básicos para a execução dos cálculos teóricos a partir da utilização dos métodos computacionais comumente empregados nos trabalhos científicos. Tais aplicações facilitam o acesso à informação, ao conhecimento e colaboram para o desenvolvimento científico e tecnológico, o qual tem proporcionado grandes avanços educacionais e industriais, como o incremento de metodologias de ensino e aprendizagem, o planejamento de novos produtos e a utilização de materiais alternativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ézio Raul Alves de Sá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), campus Picos.

Graduado em Licenciatura em Química (2013) e especialista em Ensino de Química (2015) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Mestre em Química (2017) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com área de concentração em Físico-Química e linha de pesquisa em Ensino de Química, com especialidade em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) na educação; e Doutorando em Química (2018-2022) pela UFPI, com área de concentração em Físico-Química e linha de pesquisa em Química Computacional, com investigações "in silico" de compostos bioativos naturais para o planejamento e desenvolvimento de novos candidatos a fármacos, participando como membro do Grupo de Química Quântica Computacional & Planejamento de Fármacos (GQQC&PF/UESPI). Atualmente é servidor público, com o cargo de professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, campus Picos.

Downloads

Publicado

28/09/2020

Edição

Seção

Matemática, Física, Química e suas aplicações