Avaliação Técnica e Econômica de Dispositivos Redutores de Vazão de Água nas Instalações Hidráulicas de Residências Populares

Autores

  • Ofélia de Lira Carneiro Silva Universidade Federal de Roraima
  • Erica dos Santos Batista Empresa de Construção Civil
  • Silvestre Lopes da Nóbrega Universidade Federal de Roraima
  • Pedro Alves da Silva Filho Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.18227/rct.v6i0.6336

Resumo

O estudo teve objetivo verificar viabilidade da instalação de dispositivos redutores de água no sistema hidráulico de uma residência. Na metodologia utilizou-se de análises quantitativas do consumo e da taxa tarifaria média das residências de Boa Vista. E de procedimentos experimentais. O consumo percapit apresentou em média de 147,5 litros/hab.dia. A instalação de arejadores do tipo fixo e articulável em torneiras, apresentou redução de 31% do volume de água. A redução de vazão mostrou-se um artifício viável quando o hidrômetro da residência funcionou na meia seção com uma economia de 20,8% de consumo. A estimativa do consumo de água reduzido gerou um benefício financeiro com o retorno de investimento 6 meses.

Palavras chave: Redução de vazão. Dispositivos de redução. Consumo. Residência popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ofélia de Lira Carneiro Silva, Universidade Federal de Roraima

Graduada em Engenharia Civil, mestre em engenharia civil area de engenharia sanitaria e ambiental, doutora recursos naturais area gestão dos recursos hídricos com sub area gerenciamento do sistema de abastecimento de água. Atualmente professora adjunta no departamento de engenharia civil da UFRR.

Downloads

Publicado

23/07/2020

Edição

Seção

Engenharia Civil e suas Aplicações