Análise do desempenho mecânico de concretos e argamassas mediante a substituição parcial da massa do agregado miúdo (areia) por vidro moído oriundo de garrafas de cerveja long neck.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/rct.v6i0.5942

Resumo

O desenvolvimento tecnológico tem elevado significativamente a produção de bens industrializados e o volume de recursos minerais explorados. Um dos setores que mais reaproveitam resíduos é o da Construção Civil e diante deste cenário, o presente trabalho visou estudar o desempenho mecânico de concretos e argamassas mediante a substituição parcial da massa do agregado miúdo (areia) por vidro moído oriundo de garrafas de cerveja long neck, em diferentes traços. Para a substituição parcial, foram utilizados teores de 10%, 20% e 30% de vidro moído em relação a massa de agregado miúdo. Os resultados apresentaram desempenho satisfatório em todas as formulações, apresentando maior resistência com substituição de 20%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago SOUSA Moreira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professor Assistente na Universidade Federal do Oeste do Pará - Campus Santarém, atual diretor do Campus Juruti, doutorando em Entruturas de Madeira ESALQ/USP, mestre em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Rede Temática Engenharia de Materiais (REDEMAT), graduado em Engenharia de Materiais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Campus Belém. Foi Coordenador do bacharelado profissional em Engenharia Física, entre 2015 e 2016, durante esse período o curso foi avaliado e reconhecido pelo MEC com nota 4. Desenvolve pesquisas em Processamento de materiais de fontes renováveis, reaproveitamento de resíduos para desenvolvimento de novos materiais.

Downloads

Publicado

23/08/2020

Edição

Seção

Engenharia Civil e suas Aplicações