DESENVOLVIMENTO DE UMA BANCADA DIDÁTICA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS, DE BAIXO CUSTO, PARA UTILIZAÇÃO EM LABORATÓRIOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA E CURSOS AFINS

Autores

  • Gabriel Antônio Francisco de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mina Gerais - Campus Formiga
  • Lucas Fazão Bispo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mina Gerais - Campus Formiga
  • Mariana Guimarães dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mina Gerais - Campus Formiga
  • Patrick Santos de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mina Gerais - Campus Formiga
  • Renan Souza Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mina Gerais - Campus Formiga

DOI:

https://doi.org/10.18227/rct.v6i0.5886

Resumo

A oferta de cursos de formação profissional e técnica aumentou muito nas últimas décadas, no entanto, o mercado de trabalho ainda relata escassez de mão de obra qualificada, especialmente no que diz respeito ao conteúdo prático. Normalmente, os egressos possuem ampla formação teórica, mas apresentam insegurança e limitações em montagens e execuções práticas. Observando-se a realidade dos laboratórios das Instituições de Ensino, percebe-se que estes problemas podem estar associados a diversos fatores, destacando-se: (i) a forma como as bancadas são construídas, com a disposição dos equipamentos muito distante do que é encontrado nos ambientes industriais e (ii) a quantidade de bancadas insuficiente, levando a realização das práticas com um número grande de alunos por bancada. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo a construção de uma bancada didática para o ensino dos conhecimentos práticos em situação semelhante às encontradas nas indústrias. Além disso, o custo para construção da bancada será levado em consideração, buscando-se um equipamento completo, mas com custo reduzido. Esta estratégia pode permitir que laboratórios sejam equipados mais facilmente, especialmente em campi novos, sem estrutura laboratorial e com recursos financeiros limitados. Como resultado é apresentada uma comparação dos itens e dos custos do equipamento desenvolvido com bancadas existentes no mercado, observando-se diferença considerável de preço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28/04/2020

Edição

Seção

Ciência e Tecnologia na Educação