Utilização de resíduos de borracha de recauchutagem de pneus na composição de asfalto

Autores

  • Luzilene Souza Silva Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA
  • Marlos Henrique Pires Nogueira Faculdade Estácio de Sá - Belém PA http://orcid.org/0000-0002-1428-2497
  • Gleisy Kelly Moreira Lima Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Franci Rose Maximiano Nascimento FACI DEVRY
  • DemetriuS Clementino da Rocha Sobrinho FACI DEVRY

DOI:

https://doi.org/10.18227/rct.v4i7.4950

Resumo

A invenção do pneu transformou a movimentação de cargas e pessoas. Contudo, após o término de sua vida útil, ele se torna um passivo ambiental de difícil disposição final pela demora em se decompor e seu grande volume, constituindo desafio de logística reversa. Com o intuito de dar uma destinação adequada aos pneus inservíveis, pesquisas vêm sendo realizadas focando o reaproveitamento deste material para a produção de novos produtos. O objetivo deste trabalho foi propor, por meio de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, um estudo sobre viabilidade da produção de asfalto com borracha triturada, esclarecer seu papel, mostrando com dados às especificações técnicas da introdução desse material misturado com os outros componentes do asfalto. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para aprofundamento dos conhecimentos sobre o tema e posteriormente foi executado um experimento laboratorial, no qual foi produzida uma amostra de asfalto com composição de borracha de pneus triturados. Os corpos de prova foram moldados com teores de CAP variando de 4,5; 5,0; 5,5; 6,0; e 6,5%, tendo-se moldado três unidades para cada teor e adotado a média aritmética para a construção dos gráficos conforme DNER-ME 043/95. Os procedimentos para moldagem dos corpos de prova, cura, rompimento e o teor ótimo do ligante e das características físicas da mistura foram elaboradas de acordo com as normas vigentes estabelecidas pelo DNER – ME 043/95 e DNIT 031 – ES 2006. Após o preparo da amostra foram realizados os ensaios de densidade real, densidade solta, granulometria por peneiramento e equivalente de areia. Os resultados obtidos satisfazem o que estabelece as especificações para Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), demostrando que este material possui grandes vantagens em sua utilização para camada de rolamento.

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Biografia do Autor

Luzilene Souza Silva, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Engenheira Civil (UNAMA) e Mestranda do Curso de Engenharia de Materiais (IFPA)

Marlos Henrique Pires Nogueira, Faculdade Estácio de Sá - Belém PA

Engenheiro Sanitarista e Ambiental (UNAMA) e Especialista em Saneamento Básico (ESTÁCIO)

Gleisy Kelly Moreira Lima, Universidade da Amazônia - UNAMA

Engenheira Civil (UNAMA)

Franci Rose Maximiano Nascimento, FACI DEVRY

Engenheira Civil (FACI DEVRY)

DemetriuS Clementino da Rocha Sobrinho, FACI DEVRY

Engenheiro Civil (FACI DEVRY)

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Publicado

19/12/2018

Edição

Seção

Engenharia Civil e suas Aplicações