Profissionalização do deficiente visual na área de instalações elétricas prediais
DOI:
https://doi.org/10.18227/rct.v4i6.4800Resumo
Este artigo é parte de um estudo maior e tem como objetivo a inclusão do deficiente visual na aprendizagem de processos relativos às instalações elétricas prediais. Nesse sentido, buscamos por meio do desenvolvimento de tecnologias assistivas, possibilitar a profissionalização na ocupação de eletricista instalador predial de um deficiente visual. Também foi possível por meio de pesquisas de campo, aprofundar nossos conhecimentos em relação às instituições produtoras de tecnologias assistivas e seus produtos, buscando assim, não apenas informações sobre tais tecnologias e o seu potencial de utilização, mas, o auxílio efetivo no processo de educação profissional. Experimentamos o uso dessas ferramentas em oficinas e sequências didáticas, avaliando o desenvolvimento dos alunos, em especial do estudante deficiente visual, intensificando o campo de discussões do processo de inclusão do deficiente visual nessa área. Para tanto, buscamos construir um entorno teórico balizado pelo tripé: a deficiência visual, profissionalização e as tecnologias assistivas. Como método de pesquisa, recorremos à engenharia didática que, a partir de uma abordagem sequencial do aprendizado, possibilitou descrever algumas etapas do processo de ensino e aprendizagem nos possibilitando intervenções e o desenvolvimento de um protótipo com características didático-pedagógicas. Nesses termos, levantamos diversos elementos de análise do processo de formação de um sujeito com deficiência visual que pôde, ao longo dessa formação, adquirir técnicas relacionadas ao trabalho de um eletricista de instalação predial. Finalmente, os dados levantados nos permitiram iniciar uma reflexão sobre o processo de sua inserção plena no mercado de trabalho.