Avaliação da Macrotextura da Pista de Pouso e Decolagem do Aeroporto Internacional de Boa Vista-RR Atlas Brasil Cantanhede

Autores

  • Vitória Santos Araújo
  • Joel Carlos Moizinho UFRR

DOI:

https://doi.org/10.18227/rct.v3i5.4723

Resumo

O presente artigo analisa a macrotextura obtidas a partir dos resultados do Ensaio de Mancha de Areia, regulamentado pela IS Nº 153.205-001 (ANAC/2016), realizado no Aeroporto Internacional de Boa Vista Atlas Brasil Cantanhede (RR). De acordo com a ANAC, o mínimo aceitável para a profundidade média de macrotextura de uma pista de pouso e decolagem em operação é de altura de areia de 0,60 mm. Os valores obtidos mostram que nenhum dos pontos ensaiados apresentaram profundidades abaixo do valor mínimo de 0,60 mm, com a maior parte dos valores acima de 1,20 mm, ou seja, cerca de 72 % dos pontos apresentaram profundidade média de macrotextura classificada como “muito aberta”. Portanto, conclui-se que, nos 1300 m de pista analisados, o pavimento não apresenta risco de derrapagem.

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Biografia do Autor

Vitória Santos Araújo

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Roraima (2016). Especialista em Auditoria, Avaliações e Perícias em Engenharia. Especialista em Gerência e Qualidade de Obras. Acadêmica de Engenharia Elétrica na UFRR. Membro da CNTP/CONFEA (Comissão Temática Novos Profissionais)

Joel Carlos Moizinho, UFRR

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1989), graduação em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (1988), mestrado em Engenharia Civil [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado em Geotecnia pela Universidade de Brasília (2007). Foi Pró-reitor de infraestrutura da Universidade Federal de Roraima ( 2012 - 2015). Atualmente professor Associado II da Universidade Federal de Roraima. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Pavimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: solos lateríticos, revestimentos asfálticos, Misturas asfálticas, estruturas dos pavimentos, estabilidades de taludes, obras de contenção, barragem e fundações.

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Publicado

28/12/2017

Edição

Seção

Engenharia Civil e suas Aplicações