CRIAÇÃO DE UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA CONTROLE DE ATIVIDADES DE CURTO PRAZO

Autores

  • Michele Tereza Marques Carvalho Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18227/rct.v2i3.2525

Resumo

Tem-se observado que o crescimento da competitividade no setor da construção civil tem levado as empresas a procurarem por melhorias de desempenho relacionados aos resultados obtidos nas frentes de trabalho.

Isso acontece por meio de programas de melhoria da qualidade e produtividade, onde pode-se citar a capacitação da mão de obra, melhoria das técnicas de produção e aperfeiçoamento da linguagem utilizada entre todas as partes envolvidas na realização das tarefas.

Desta forma, o foco deste trabalho é o desenvolvimento de uma ferramenta computacional que integre todos os indicadores de planejamento e controle, gráficos, diários de obras e programações  necessárias para permitir uma observação completa da obra e uma análise do planejamento realizado que aponte os seus pontos fortes e fracos, facilitando o processo de tomada de decisão.

Este instrumento mostrará aonde o planejamento e controle estão falhando e assim será possível melhorar as diretrizes mais rapidamente, dado que estas falhas demoram a ser identificadas tanto pelos planejadores quanto pelos responsáveis pelas frentes de trabalho.

Com os dados obtidos em mãos será realizada uma análise sobre os resultados alcançados com o desenvolvimento da ferramenta, a veracidade dos dados utilizados e a necessidade de seu desenvolvimento e emprego em outras obras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15/12/2016

Edição

Seção

Engenharia Civil e suas Aplicações