Gessagem na cultura da soja no sistema de plantio direto com e sem adubação potássica.

Autores

  • Leandro Rosatto Moda Universidade Estadual Paulista - Unesp
  • Bernardo Melo Montes Nogueira Borges Universidade Estadual Paulista - Unesp
  • Rilner Alves Flores Universidade Federal de Goiás
  • Carlos Leandro Rodrigues dos Santos Universidade Estadual Paulista - Unesp
  • Renato de Mello Prado Universidade Estadual Paulista - Unesp
  • Júnior Inácio de Sousa Universidade Estadual Paulista - Unesp

DOI:

https://doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v7i2.948

Palavras-chave:

Enxofre. Nutrição de plantas. Sistema conservacionista.

Resumo

O gesso agrícola pode ser utilizado como fonte de enxofre, desta forma, melhorando a nutrição e promovendo ganhos na produtividade da cultura da soja em sistema de plantio direto. Objetivou-se com este trabalho avaliar os efeitos do enxofre (S) aplicados na forma de gesso agrícola na cultura da soja em sistema de plantio direto com e sem adubação potássica. O experimento foi conduzido no município de Guairá-SP em solo da classe LATOSSOLO VERMELHO Eutrófico. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, em esquema fatorial 2 x 5, com quatro repetições. Os tratamentos foram obtidos pela combinação de dois níveis de K (0 e 60 kg ha-1 de K2O), fonte cloreto de potássio; e cinco doses de enxofre (0, 30, 60, 90 e 120 kg ha-1 de S), fonte gesso agrícola. Foram avaliados os teores foliares de potássio, cálcio e enxofre, além da produção de grãos e o teor de óleo presente nos grãos. O enxofre aplicado no solo melhora o estado nutricional da cultura da soja aumentando os teores de potássio, cálcio e enxofre, sem influenciar a produtividade de grãos, independente da adubação potássica. A aplicação de enxofre no solo aumenta o teor de óleo nos grãos da soja com ou sem adubação potássica.

Biografia do Autor

Leandro Rosatto Moda, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e mestrado em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Atualmente é Doutorando em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Jaboticabal, SP. Tem experiência na área de Nutrição de Plantas, Fertilidade do Solo e Adubação. Email para contato: lerosattomoda@yahoo.com.br

Bernardo Melo Montes Nogueira Borges, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Possui graduação em Agronomia - FAZU (2010) e mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Atualmente é aluno regular pós-graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Nutrição de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: Nutrição de Plantas, Nitrogênio, Silício.

Rilner Alves Flores, Universidade Federal de Goiás

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Tocantins, com Mestrado em Agronomia, área de concentração em Ciência do Solo pela UFRRJ. Doutorando em Agronomia, área de concentração em Ciência do Solo pela Unesp. Atualmente é Professor Assistente Substituto da Universidade Federal de Goiás atuando nas áreas de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas; Morfologia e Química do Solo; Manejo do Solo. Desenvolve pesquisa junto à Unesp com nutrição potássica em soqueiras de cana-de-açúcar com sistema de colheita sem despalha à fogo em diferentes áreas do estado de São Paulo.

Carlos Leandro Rodrigues dos Santos, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Possui curso profissionalizante em Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Machado-MG no ano de 2001, graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no ano de 2007, mestre em Agronomia Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 2010, atualmente é doutorando da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Ciência do solo com ênfase em Microbiologia do Solo e Nutrição de Plantas, atuando principalmente na área de Fixação Biolóigica de Nitrogênio em plantas não leguminosas (milho e sorgo) e Métodos Alternativos (Bioquímico) para diagnose do estado nutricional (nitrogênio) de plantas de cana-de açúcar.

Renato de Mello Prado, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Renato de Mello Prado, graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em 1995 e concluiu o mestrado e o doutorado em Agronomia e a Livre Docência em Nutrição de Plantas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente é Professor Adjunto da Disciplina Nutrição de Plantas da UNESP, Câmpus Jaboticabal, em Cursos de Graduação (Agronomia/Zootecnia) e de Pós-Graduação (Produção Vegetal/Ciência do Solo) e colaborador em outras Universidades. Pesquisador PQ do CNPq, desde 2005. Autor/coautor de 200 artigos em periódicos científicos e mais de 30 livros/capitulos de livros. Participou em mais de 50 eventos científicos, divulgando mais de 300 trabalhos, inclusive em alguns contribuiu com palestras/cursos e na organização. Editor e Revisor de periódicos indexados e Assessor científico de Agências de Fomento à Pesquisa (FAPESP, FUNDUNESP, FAPITEC, FAPESPA, FAPESB, FUNDECT, FAPEMAT, CNPq e Programa SYTED), Editoras Universitárias, Instituições de Pesquisa (EMBRAPA) e/ou Ensino (CENA/USP, UFRN) e do Programa Scielo Brasil. Orientou/Co-orientou mais de 50 estudantes (Graduação e Pós Graduação) e participou em mais de 160 bancas acadêmicas. Participou como gestor em órgãos colegiados na UNESP como Presidente de Comissão Interna, Membro de Conselhos Departamental e Programa de Pós-Graduação, entre outros. Atualmente é Chefe do Depto. de Solos e Adubos e Coordenador do Genplant/Grupo de Estudos em Nutrição de Plantas da UNESP.

Downloads

Publicado

04/09/2013

Edição

Seção

Original Scientific Article