Superação de dormência de sementes de buriti por meio da escarificação mecânica e embebição.

Autores

  • Alexsander Seleguini Universidade Federal de Goiás
  • Yanuzi Mara Vargas Camilo Universidade Federal de Goiás
  • Eli Regina Barboza de Souza Universidade Federal de Goiás
  • Maria Lúcia Martins Universidade Federal de Goiás
  • Ana Paula Márquez Belo Universidade Federal de Goiás
  • Anderson Leite Fernandez Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v6i3.755

Palavras-chave:

Mauritia flexuosa L. Emergência de plântulas. Dormência tegumentar. Produção de mudas.

Resumo

A maioria das espécies de Arecaceae apresenta dificuldades para germinar, mesmo sob condições adequadas, dificultando a produção de mudas. Objetivou-se, com este trabalho, avaliar a influência da escarificação e embebição de sementes na emergência e desenvolvimento de mudas de buritizeiro. Os tratamentos foram compostos pela combinação de métodos de embebição e escarificação de sementes, adotando-se o delineamento inteiramente casualizado, no esquema fatorial 2 x 3 + 1, com cinco repetições. Foram testadas sementes com e sem escarificação, combinadas com métodos de embebição (sementes não embebidas e sementes embebidas por 30 dias, com e sem renovação diária de água), além de um tratamento adicional, onde as sementes foram escarificadas após a embebição por 30 dias. Foi avaliada a emergência de plântulas aos 46, 66, 86, 106, 126 e 146 dias após a semeadura (DAS), bem como o índice de velocidade de emergência (46 e 146 DAS) e os componentes de crescimento (146 DAS). Os resultados foram submetidos à análise de variância (Teste F) e as médias comparadas pelo teste Tukey, a 5%. Concluiu-se que as sementes de buriti apresentam dormência tegumentar. A escarificação de sementes aumenta a velocidade de emergência, entretanto, contribui para o aumento na taxa de mortalidade das sementes. A embebição de sementes não escarificadas por 30 dias, com renovação diária de água, melhora o potencial germinativo das sementes. A escarificação mecânica, sem ou após a embebição das sementes em água, aumenta a mortalidade de plântulas de buritizeiro, não sendo, portanto, um método adequado para a superação de dormência.

Biografia do Autor

Alexsander Seleguini, Universidade Federal de Goiás

Alexsander Seleguini graduou-se em Engenharia Agronômica (2002) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde também concluiu Pós-graduação, Mestrado (2005) e Doutorado (2007). Atualmente é Professor Adjunto II da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos - Universidade Federal de Goiás (EA/UFG) onde ministra disciplinas no curso de graduação em Agronomia e no Programa de Pós-graduação em Agronomia. Tem experiência em Agronomia, com ênfase em Fitotecnia/Horticultura (Olericultura e Fruticultura). Desde de 2010 atua como Editor do periódico Pesquisa Agropecuária Tropical.

Yanuzi Mara Vargas Camilo, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2010) e mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Goiás (2012). Atualmente é bolsista de doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: cerrado, qualidade, frutos do cerrado, germinação, frutífera nativa, substrato e crescimento.

Eli Regina Barboza de Souza, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (1994), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (1999) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2006). Atualmente é professora adjunta da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: cerrado, frutíferas nativas, frutíferas e adubação.

Maria Lúcia Martins, Universidade Federal de Goiás

Atualmente é mestranda na Universidade Federal de Góias. Tem experiência na área de Agronomia, atuou durante a graduação em Produção e Tecnologia de Sementes, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de sementes, leito de jorro, recobrimento de partículas, algodão, feijão, milho e soja . No mestrado trabalha com Fenologia e produção de frutos de buriti (Mauritia flexuosa L.) em veredas antropizadas e preservada no bioma cerrado.

Ana Paula Márquez Belo, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2012).Atualmente é mestranda em Agronomia na área de Produção Vegetal pela Universidade Federal de Goiás.Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: cerrado, qualidade, frutos do cerrado, germinação e frutífera nativa

Downloads

Publicado

31/12/2012

Edição

Seção

Original Scientific Article