Desempenho da mucuna preta (Mucuna aterrima Piper & Tracy) na fitorremdiação de solo contaminado com chumbo

Autores

  • Carlos Henrique dos Santos Docente, Programa de Pós-Graduação em Agronomia/UNOESTE, Campus II, Presidente Prudente, SP.
  • Andre Luis de Oliveira Garcia Engenheiro Ambiental, Faculdade de Engenharia “Algacyr Maeder”/UNOESTE, Campus II, Presidente Prudente, SP.
  • Juliano Carlos Calonego Docente, Programa de Pós-Graduação em Agronomia/UNOESTE, Campus II, Presidente Prudente, SP.
  • Carlos Sergio Tiritan Docente, Programa de Pós-Graduação em Agronomia/UNOESTE, Campus II, Presidente Prudente, SP.
  • Isabela Marega Rigolin Docente, Faculdade de Engenharia “Algacyr Maeder”/UNOESTE, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/UNOESTE, Presidente Prudente, SP.
  • Thadeu Henrique Novais Sposito Docente, Faculdade de Ciências Agrárias/UNOESTE, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/UNOESTE, Presidente Prudente, SP.

DOI:

https://doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v6i3.705

Palavras-chave:

Fitoextração. Espécies Acumuladoras. Poluição do Solo.

Resumo

O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o acúmulo de Pb no tecido vegetal de mucuna preta (Mucuna aterrima Piper & Tracy.) em solo contaminado e verificar o potencial de remediação do solo. As plantas foram cultivadas em vasos com capacidade para 9 dm3 de solo. Os tratamentos consistiram em adição nos recipientes de 18,8 mg kg-1; 37,5 mg kg-1; 75 mg kg-1; 150 mg kg-1; 300 mg kg-1; 600 mg kg-1 e 1.200 mg kg-1 de Pb na forma de (Pb(NO3)2). Os tratamentos foram distribuídos de acordo com delineamento estatístico inteiramente casualizado. Amostras do solo e do tecido vegetal foram coletadas noventa dias após a semeadura para a quantificação das massas das matérias secas da parte aérea e raízes para a determinação do acúmulo de chumbo nos tecidos vegetais. Os parâmetros avaliados foram submetidos à análise de variância avaliando-se o efeito dos tratamentos pelo teste de Tukey a nível de 5% de probabilidade. Os resultados significativos apresentados pelo Teste F foram submetidos à regressão polinomial. As plantas de mucuna preta apresentaram maior acúmulo de Pb em sua parte aérea, em função da massa de matéria seca produzida; não houve alteração significativa na produção da massa de matéria seca das raízes e da parte aérea em função das doses de Pb no solo; as plantas de mucuna preta manejadas com a dose de 1.200 mg kg-1 de Pb no solo acumularam o maior teor de Pb tanto na parte aérea quanto nas raízes.

Downloads

Publicado

16/01/2013

Edição

Seção

Original Scientific Article