Osmopriming duration in Araçá-boi seeds germination

Autores

  • Marcela Liege da Silva Rede Bionorte
  • Edvan Alves Chagas Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Elias Ariel de Moura Universidade Federal de Roraima
  • Pollyana Cardoso Chagas Universidade Federal de Roraima
  • Oscar José Smiderle Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Rosemary Vilaça Vilaça Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

DOI:

https://doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v10i1.2808

Palavras-chave:

Eugenia stipitata. Dormência. Priming.

Resumo

The Araca-boi is a native fruit of the Amazon region and its fruits have great potential for agro-industrial use due to the intrinsic characteristics of the pulp. The seeds are dormant and the primary cause could be due to the presence of inhibiting chemicals germination and can also be caused by the impermeability in tegument. The objective of this study was to assess the osmopriming efficiency promoted by Sucrose (C12H22O11) and Potassium Nitrate (KNO3 ) on germination of seeds of araca-boi in different immersion times. Thus, the seeds were osmoconditioned in following solutions: C12H22O11, KNO3 , KNO3 + C12H22O11 and H2 O, by period of 6, 12 and 24 h. Throughout of 70 days were evaluated the germination percentage and germination rate (index). The experiment is based on a completely randomized in a factorial analysis 4x3 with four replications of 10 seeds. The osmopriming of Araca-boi seed in KNO3 solution was shown to be efficient both to promote germination and the germination rate. The Araca-boi seeds osmoconditioned in KNO3 solution has an average efficiency of 99% in the germination percentage up to 70 days. The osmopriming period showed no influence on seed germination of the seeds of Araca-boi.

Biografia do Autor

Marcela Liege da Silva, Rede Bionorte

Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Lavras (2007) e Mestrado em Agronomia pela UFRR/EMBRAPA (2010). Doutoranda do programa Biodiversidade e Conservação da Amazônia, pela Rede Bionorte. Atualmente é Coordenadora e Gestora Nacional do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócios e professora nos cursos Superior de Tecnologia em Agronegócios, Gestão Ambiental e Engenharia Civil e do curso técnico em Zootecnia ( PRONATEC), na Faculdade Estácio Atual da Amazônia. Possui experiência nas áreas de produção vegetal, tecnologia de sementes e cultura de tecidos vegetais.

Edvan Alves Chagas, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Eng. Agrônomo formado pela Universidade Federal de Pelotas (2001), Mestre em Fitotecnia (Cultura de Tecidos) pela Universidade Federal de Lavras (2003) e Doutor em Produção Vegetal (Fruticultura) pela Universidade Estadual Paulista (FCAV/UNESP) em 2005. Durante o período de 2005 a 2009 foi Pesquisador Científico do Instituto Agronômico (IAC), exercendo inclusive o cargo de Diretor do Centro APTA Frutas/IAC. Desde 2009, integra o quadro de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria (EMBRAPA). É professor permamente do curso de Pós-Graduação em Agronomia da UFRR e Coordenador Estadual do Curso de Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte. Em suas atividades profissionais interage com inúmeros pesquisadores e outros colaboradores de instituições nacionais e do exterior. É revisor AdHoc de vários periódicos científicos no Brasil. Foi agraciado com menções honrosas diversos congressos de ciência & tecnologia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fruticultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo, Propagação e Melhoramento de Fruteiras de Clima Temperado, Subtropical e Tropical Nativas da Amazônia e; Aplicações de Técnicas biotecnológicas no melhoramento e produção de fruteiras.

Elias Ariel de Moura, Universidade Federal de Roraima

Graduando do curso de Agronomia na Universidade Federal de Roraima. Titular do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Roraima -CEPE/UFRR. Bolsista de Iniciação Científica na Universidade Federal de Roraima. Monitor da disciplina de Horticultura. Possui experiência em propagação de Fruteiras Nativas da Amazônia.

Pollyana Cardoso Chagas, Universidade Federal de Roraima

Eng. Agrônoma formada pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2006). Mestre em Fitotecnia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP (2009). Doutora em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2011). De agosto de 2010 a julho de 2014 foi Professora EBTT da Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima (EAgro/UFRR). Na EAgro, sempre participou ativamente da Gestão Administrativa da Escola. Durante este período, foi presidente de diversas comissões, exerceu o cargo de Coordenadora de Produção, Pesquisa e Extensão e Coordenadora do Curso Técnico em Agropecuária. Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Agronomia - CCA/UFRR, Professora Permanente do Curso de Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte e do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFRR. Em suas atividades profissionais interage com inúmeros pesquisadores e outros colaboradores de instituições nacionais e do exterior. É revisor AdHoc de periódico científico no Brasil. Foi agraciada com menções honrosas em diversos Congressos de Ciência & Tecnologia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fruticultura e Horticultura Geral, atuando principalmente no Manejo, Propagação e Melhoramento de Fruteiras Tropicais e Nativas da Amazônia e Aplicações de Técnicas de Cultura de Tecidos na Propagação de Fruteiras Nativas.

Oscar José Smiderle, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Oscar José Smiderle concluiu o doutorado em FITOTECNIA pela Universidade de São Paulo em 1998. Atualmente é PESQUISADOR A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. De setembro de 2003 a outubro de 2005 e de junho a novembro de 2013 exerceu o cargo de Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento. Atualmente participa de 10 projetos de pesquisa, sendo que coordena 5 destes. É pesquisador credenciado no POSAGRO na UFRR. Atua na área de Agronomia, com ênfase em Produção, Beneficiamento e Armazenamento de Sementes, tratamento e qualidade de sementes, camu-camu e em cultivo de plantas oleaginosas (amendoim, gergelim, girassol, inajá, mamona, pinhão-manso, soja), soja-hortaliça e propagação de mogno africano, cedro doce, centrolobium e fruteiras nativas da Amazônia.

Rosemary Vilaça Vilaça, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e Mestre em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente é pesquisadora responsável técnica pelo laboratório de Biologia Molecular da unidade de Roraima da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA.

Downloads

Publicado

07/06/2016

Edição

Seção

Original Scientific Article